Ir para o conteúdo
Casa Distrito Federal Maio Laranja: DF reforça combate à violência contra crianças e adolescentes na Operação Caminhos Seguros 2025
Distrito Federal

Maio Laranja: DF reforça combate à violência contra crianças e adolescentes na Operação Caminhos Seguros 2025

Compartilhar
Compartilhar

A Operação Caminhos Seguros 2025, que integra as ações do Maio Laranja, campanha nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, atua em três frentes: prevenção, repressão e acolhimento das vítimas. A iniciativa é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O ponto alto da mobilização ocorre nesta quinta-feira (15), com o Dia D de combate ao abuso sexual infantojuvenil.

No DF, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), responsável por coordenar a operação, promoverá, junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma blitz educativa na unidade da PRF em Santa Maria, com abordagem a veículos e distribuição de materiais informativos, das 8h às 12h. À tarde, uma ação semelhante será realizada nas proximidades da Feira dos Importados, em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran-DF).

Além das ações de rua, o trabalho de prevenção e conscientização seguirá ao longo do mês de maio, com a realização de palestras educativas em mais de 20 escolas públicas do DF. A iniciativa é conduzida pelo Centro Integrado 18 de Maio, unidade vinculada à Sejus e referência no atendimento a vítimas de violência sexual infantojuvenil. O público-alvo inclui estudantes, professores e famílias, com foco na identificação dos sinais de violência e nos caminhos de denúncia e acolhimento.

Atuação conjunta

A operação no DF envolve uma ampla rede interinstitucional, com atuação conjunta com Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Polícia Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), PRF, Detran-DF, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), entre outros órgãos. As ações se concentram em áreas de maior vulnerabilidade, como rodovias, postos de combustíveis, regiões periféricas e zonas com grande circulação de pessoas.

Paralelamente às campanhas educativas, as forças de segurança do DF realizarão ações de repressão qualificada aos crimes contra crianças e adolescentes, com foco em ambientes propensos à exploração sexual e ao tráfico de menores.

Dados do Disque 100 revelam que a maior parte das agressões ocorre no ambiente familiar, sendo os próprios parentes (61,2%) ou pessoas conhecidas (23,5%) das vítimas os principais agressores. Essa realidade reforça a necessidade de vigilância constante e de uma rede de proteção eficaz, que inclua suporte psicológico, jurídico e social às vítimas e seus familiares.

Com informações da Sejus-DF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Campeão da Construção inicia novo projeto pra potencializar vendas no atacado

    Campeão da Construção inicia novo projeto pra potencializar vendas no atacado

    Todas as unidades da Campeão da Construção estão com uma novidade: a venda no atacado. A loja de material de construção que sempre foi reconhecida por suas vendas no varejo, agora começa um novo ciclo com as vendas no atacado. Nossa reportagem esteve na matriz da Campeão da Construção, em Ceilândia, para saber mais sobre…

  • Ministro da Previdência é ouvido no Senado sobre fraudes no INSS

    Ministro da Previdência é ouvido no Senado sobre fraudes no INSS

    A audiência foi solicitada pelos senadores Sergio Moro (União-PR), Dr Hiran (PP-RR) e Eduardo Girão (Novo-CE) O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz Maciel, foi convidado a comparecer à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, no Senado, nesta quinta-feira (15/5), às 10h. Ele vai prestar informações sobre as fraudes relacionadas a…

  • Cálculo preliminar aponta que “bola de fogo” no céu do DF é pedaço da Space X

    Cálculo preliminar aponta que “bola de fogo” no céu do DF é pedaço da Space X

    Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros disse que “cálculos preliminares já fornecem um grau de certeza elevado” sobre o objeto Um clarão iluminou o céu de Brasília na noite de quarta-feira (14/5). O objeto luminoso também foi visto em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia. Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), essa luz pode…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

De bater os dentes! Brasília segue gelada nesta quinta-feira (15/5)

A sensação térmica na capital é de 15ºC, enquanto a temperatura máxima...

Organização criminosa movimentou R$ 150 milhões em tráfico na Estrutural

Organização criminosa movimentou R$ 150 milhões entre janeiro de 2022 e outubro...

Cartório do DF realiza cerimônias de união estável em cenário virtual

O projeto criado pelo Cartório Colorado, em Sobradinho, teve aceitação pelo público....

Projeto oferece atendimento jurídico a crianças de escolas de Ceilândia

Defensoria Pública do Distrito Federal levará ação com atendimentos atendimentos jurídicos e...