Ir para o conteúdo
Casa Economia Pix lidera pagamentos em 2024 com recorde de 63,8 bilhões de transações
Economia

Pix lidera pagamentos em 2024 com recorde de 63,8 bilhões de transações

Compartilhar
Compartilhar

Levantamento da Febraban aponta crescimento de 52% nas transações via Pix, que superou todos os outros meios de pagamento somados, incluindo cartão de crédito, débito, boleto bancário, TED, cartão pré-pago e cheques

O Pix consolidou sua liderança como principal meio de pagamento no Brasil em 2024, com 63,8 bilhões de transações realizadas ao longo do ano — um crescimento expressivo de 52% em relação aos 41,9 bilhões registrados em 2023. Os dados são de levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em informações do Banco Central e da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs).

A marca alcançada pelo Pix não só reafirma sua popularidade como também ultrapassa, em volume, todas as demais modalidades de pagamento somadas — incluindo cartão de crédito, débito, boleto bancário, TED, cartão pré-pago e cheques — que, juntas, totalizaram 50,8 bilhões de transações em 2024.

Desde que foi lançado, em novembro de 2020, o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central vem quebrando recordes e desbancando outras formas tradicionais de transferência e pagamento. Em apenas um mês após seu lançamento, já havia superado o DOC, que foi oficialmente descontinuado em fevereiro de 2024. Em janeiro de 2021, ultrapassou as TEDs; em março do mesmo ano, os boletos; e em maio, já superava a soma de todos esses meios.

A virada frente aos cartões também veio rápido. O Pix deixou para trás o cartão de débito em janeiro de 2022 e, no mês seguinte, as transações com cartão de crédito.

“O Pix revolucionou o sistema financeiro brasileiro ao oferecer uma ferramenta simples e segura de pagamentos instantâneos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com isso, promoveu a inclusão financeira no país, ampliando o acesso aos serviços bancários. Sua crescente popularidade reflete a confiança dos brasileiros na tecnologia e sua importância no cotidiano do dia a dia do brasileiro”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Apesar do domínio em número de transações, a TED ainda lidera em valores financeiros movimentados, o que indica que as transferências de grandes montantes seguem preferencialmente por esse canal, mais tradicional.

Entre os demais meios de pagamento, o cartão de crédito foi o segundo mais utilizado em 2024, com 19,8 bilhões de operações, seguido pelo cartão de débito (16,7 bilhões), cartão pré-pago (9,2 bilhões), boletos (4,2 bilhões), TEDs (821 milhões) e cheques (125 milhões).

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Indisponibilidade de produtos derruba visibilidade no e-commerce já no primeiro dia

Segundo pesquisa, categorias como café, snacks e itens de limpeza estão entre...

Vendas no varejo crescem 0,8% em março e atingem recorde histórico, aponta IBGE

Seis das oito atividades investigadas na pesquisa avançaram. O principal destaque no...

Apagão omite dados da fila de brasileiros que aguardam concessões do INSS

Último Boletim da Previdência foi publicado em dezembro. À época, eram 2,043...

BC libera a recondução do presidente do BRB

O banco comunicou, nesta quarta-feira (14), ao mercado sobre a recondução de...