youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

‘O Ibaneis tem mantido uma política de destruição do Estado’, diz líder da minoria na CLDF, Gabriel Magno 

By  |  0 Comments

O líder da minoria na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Gabriel Magno (PT), disse, em entrevista ao TaguaCei, que, até o momento, a gestão de Ibaneis Rocha (MDB) ainda não mostrou a que veio. Segundo o distrital, essa constatação pode ser medida na própria rotina da Casa, onde a maioria das matérias apresentadas tem sido do próprios distritais, ficando o Executivo em segundo plano.

“É um governo que prioriza e governa para uma minoria, uma elite da cidade, e abandona e esquece a maioria da população. A Câmara tem cumprido seu papel, quem não tem cumprindo o papel é o governo local. O governo ainda não governou, não tem agenda. Então, o problema da cidade, hoje, está nas mãos de quem governa”, afirma Magno.

O deputado elencou uma série de erros do governo e disse que, na posição de oposição, não irá fazer política rasteira, mas também não permitirá que o governo fuja de sua responsabilidade de governar. “O Ibaneis tem mantido uma política de destruição do Estado. Precisamos de políticas públicas voltadas para as pessoas. Nós estamos vendo a importância que foi a eleição do Lula para termos a retomada das políticas públicas nas áreas da saúde, educação, geração de renda e emprego, moradia, meio ambiente”, lembra.

Entre as áreas que mais têm sofrido com a falta de investimento e atenção por parte do governo, segundo Magno, tem sido a saúde. Na sua opinião, ou o governo acaba com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) ou o Iges-DF “acaba com a saúde pública do DF”.

Enquanto líder da minoria, o deputado diz que irá manter uma posição de “oposição em defesa da cidade”. “Não é uma oposição acrítica, truculenta, que não quer dialogar, mas uma oposição que defende os direitos da cidade”, diz.

Mandato

No seu primeiro mandato, Gabriel Magno diz que tem se pautado em demandas que são apresentadas pela população através de plenárias – até o momento seu mandato já realizou 18. “Queremos construir esse processo com muita participação popular. Nosso mandato é da esperança, do coletivo democrático, é um gabinete aberto”, afirma. “O nosso mandato é um mandato de oposição ao governo local e o mandato de oposição tem essa tarefa da fiscalização do dia a dia, para além dos projetos que nós estamos apresentando.”

Catadores de recicláveis

O deputado também comentou sobre a audiência pública realizada na CLDF para discutir sobre a situação dos catadores de material reciclável. De acordo com o distrital, ao término da audiência foi possível constatar que os catadores, que prestam um serviço essencial para a sociedade, sendo responsáveis por garantir o aproveitamento de 80% de tudo que é coletado no DF – os outros 30% são feitos por empresas –, não tem nenhum apoio do governo local. “Um governo que transfere recursos milionários para as empresas de coleta seletiva e abandona os trabalhadores na ponta, que são os que fazem esse processo”, diz Magno, lembrando que um catador chega a ganhar apenas R$ 500 por mês.

Derrubada

Por último, o deputado aproveitou o espaço para também criticar a posição do governo em relação à operação de derrubada de barracos promovida na manhã desta sexta-feira (5) pelo DF Legal no Bairro Vila do Boa, em São Sebastião. Ao todo, segundo o DF Legal, foram demolidas mais de 50 construções.

“O governo não garante os benefícios, chega com a polícia, com o trator, joga bomba e deixa as famílias na rua, é uma coisa desumana, é um absurdo, algo criminoso. E isso está acontecendo desde ontem na Vila do Boa”, ressalta. “Não adianta derrubar as casas das pessoas e não apresentar uma solução. É preciso cadastrar as pessoas em programas habitacionais antes de fazer as derrubadas”, complementa.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604 / (61) 9 9173-4336.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *