Brasil e Itália reforçam trabalho conjunto contra a fome e por transição energética justa
Em bilateral, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Sergio Mattarella discutiram as prioridades brasileiras no G20, como o combate à fome e a transição energética justa, nesta segunda-feira, (15.07), em Brasília
arceria para o combate à fome e medidas para a transição energética justa para o desenvolvimento econômico. As prioridades brasileiras no G20 estiveram na pauta da reunião entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Itália, Sergio Mattarella, nesta segunda-feira, (15.07), em Brasília. Os dois países-membros do fórum estão entre as 10 maiores economias do mundo e mantêm cooperação nas áreas de comércio e investimento.
Lula convidou a Itália para ingressar na Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza do G20, considerando o pioneirismo do país em mecanismos de troca da dívida externa por alimentos. No tema de transição energética, o presidente brasileiro reforçou a atuação italiana na Aliança Global sobre os Biocombustíveis, lançada na presidência indiana do fórum, ano passado. “Vamos seguir trabalhando juntos para disseminar o conhecimento e a tecnologia necessários para ampliar o uso dessa alternativa”, disse.
Mattarella salientou a parceria histórica entre os países, principalmente no que diz respeito à cooperação cultural entre Brasil e Itália. Garantiu ainda o apoio italiano às agendas sobre mudanças climáticas, transição energética, segurança alimentar e o compromisso para combater as desigualdades, “temáticas fundamentais para decidir o futuro das jovens gerações e das que seguirão”, defendeu.
O encontro marcou os 150 anos da imigração italiana ao Brasil e a assinatura de memorando de entendimento entre as Universidades de Turim, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Universidade de São Paulo.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
- PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado
- Veja quem são os indiciados por golpe de Estado em 2022 pela PF
- Senai abre 4,2 mil vagas gratuitas para cursos em 2025; veja como se inscrever