youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

GDF intensifica cobertura vacinal como estratégia de combate à dengue

By  |  0 Comments

O Distrito Federal começou janeiro de 2025 com redução de 97,5% nos casos de dengue, com 196 casos prováveis contra 8.828 prováveis referentes ao mesmo período do ano passado. Os dados são significativos – graças a ações de prevenção e combate executadas por este GDF. Mesmo assim, segundo o boletim epidemiológico de dezembro de 2024, a cobertura vacinal contra a doença no DF ainda está abaixo do esperado: apenas 46% de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos tomaram a primeira dose da vacina, o que representa 84.089 imunizados; e apenas 18% tomaram a segunda, um total de 34.616.

“A vacinação contra a dengue é mais uma estratégia que vem no combate à doença junto às outras ações da Secretaria de Saúde (SES-DF), como as armadilhas para o mosquito e o apoio da comunidade para evitar criadouros. Ela consiste em duas doses de vacina para o grupo que foi preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos, por ser a faixa em que ocorreram mais hospitalizações e óbitos dentro do contexto nacional”, revela a gerente substituta da Rede de Frio da SES, Karine Castro.

Atualmente, o DF tem cerca de 30 mil doses no estoque da Central de Rede de Frio para serem usados na imunização do grupo prioritário. A vacinação está disponível nas unidades básicas de saúde (UBSs) em duas doses (Confira os locais de vacinação). O intervalo entre as doses é de três meses.

“O ideal é que o ciclo seja completado dentro do prazo de três meses, a não ser que a pessoa seja acometida pela doença, o que amplia o intervalo para seis meses. Mas é importante dizer que ela também é efetiva a qualquer tempo, desde que seja aplicada a segunda dose”, comenta Karina. “Por isso convocamos a população para ir até o posto de saúde para iniciar ou completar o esquema vacinal. Apesar dos baixíssimos números de infecção da doença este ano, o período de chuva vai perdurar por um tempo e temos que continuar em alerta para prevenir a dengue. A vacinação vem como uma estratégia”, acrescenta.

Assim que a vacinação abriu para crianças de 10 a 14 anos, a servidora pública Amanda Freire levou o filho Luis Felipe, 11 anos. “Me senti aliviada de ele ter ficado dentro da faixa etária contemplada na vacinação da rede pública. Foi um alívio e um privilégio que ele possa ter se vacinado de graça porque o ano passado foi difícil, com um grande número de casos e de mortos”, afirma.

Amanda lembra que imunizou o filho logo nas primeiras semanas e encontrou a unidade básica de saúde com filas pequenas. “Foi bem rápido. Tinha algumas crianças com os pais, mas o atendimento andou depressa. Às vezes a gente acaba deixando para depois pensando que vai estar cheio e que vai ser demorado. Mas pelo contrário, costuma ser rápido. A sensação de dever cumprido e alívio depois compensa”, complementa.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Colônia de Férias nos centros olímpicos e paralímpicos oferece atividades gratuitas

    Colônia de Férias nos centros olímpicos e paralímpicos oferece atividades gratuitas

    Estão abertas inscrições para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos; programação ocorrerá entre os dias 23 e 31 de janeiro, de forma alternada entre os COPs Estão abertas as inscrições para a Colônia de Férias nas 12 unidades dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs), voltada para crianças e adolescentes com idades entre 4…

  • DF exportou quase 200 produtos somente no segundo trimestre de 2024

    DF exportou quase 200 produtos somente no segundo trimestre de 2024

    Boletim do Comércio Exterior, divulgado pelo IPEDF nesta quarta (22), mostra que o Distrito Federal se destaca em nichos específicos, como panificação, vestuário e milho O Distrito Federal apresentou recuperação nos seus indicadores do comércio exterior no segundo trimestre de 2024, com crescimento nas exportações e importações, em comparação com o primeiro trimestre do ano.…

  • Lançado primeiro ciclo do Renova DF 2025

    Lançado primeiro ciclo do Renova DF 2025

    Cerca de 1,5 mil alunos farão cursos de qualificação profissional de auxiliar de manutenção, com noções em diferentes áreas, como jardineiro, serralheiro, pedreiro e pintor A governadora em exercício Celina Leão (PP) lançou, na manhã desta quarta-feira (22/1), o primeiro ciclo do programa Renova DF. Na cerimônia, que ocorreu no ginásio de esportes do Cruzeiro Novo, ela…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *