youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Israel mantém ataques a Gaza, e Hamas reafirma compromisso com acordo

By  |  0 Comments

Após o anúncio de cessar-fogo na Faixa de Gaza, pelo menos 71 palestinos foram assassinados e outros 200 ficaram feridos por causa dos bombardeios de Israel, segundo as autoridades locais.

Enquanto isso, o Hamas negou comunicado de Israel e reafirmou, nesta quinta-feira (16), que o grupo está comprometido com o acordo de cessar-fogo anunciado pelos mediadores, segundo Izzat al-Rishq, representante político da organização palestina.

O acordo do cessar-fogo foi colocado em xeque ontem pelo gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que alegou que o Hamas teria feito exigências de última hora. De acordo com a agência Associated Press, a votação do acordo prevista para hoje pelo governo de Israel teria sido suspensa por “crise de última hora” provocada pelo Hamas, segundo informou o gabinete de Netanyahu.

“O gabinete israelense não se reunirá até que os mediadores notifiquem Israel de que o Hamas aceitou todos os elementos do acordo”, informou o governo de Tel Aviv. 

Autoridades israelenses informaram à Reuters que o acordo não será oficial por parte de Israel até que ele seja votado pelo gabinete do primeiro-ministro. O governo israelense conta com a oposição de parte dos integrantes, que defendem a manutenção da guerra.

Em comunicado publicado nesta quinta, o primeiro-ministro de Israel informou que conversou por telefone com o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o presidente eleito, Donald Trump, que assume no próximo dia 20. Segundo Benjamin, ele agradeceu a ajuda dos dois para libertação dos reféns e pelo “avanço no acordo dos reféns”, sem mencionar o cessar-fogo.

O anúncio do cessar-fogo pelas autoridades do Catar, país que participou como mediador ao lado do Egito e dos Estados Unidos, foi intensamente comemorado pela população de Gaza e por manifestante em Israel, que esperam ver de volta os reféns ainda mantidos em cativeiro.

O acordo determina uma fase inicial de seis semanas de trégua com a retirada gradual das forças israelenses de Gaza e a libertação de 33 reféns mantidos pelo Hamas em troca de palestinos presos por Israel. A última fase do acordo prevê a discussão de um governo alternativo em Gaza e planos para reconstruir a região sem a participação do Hamas.

Com informações de agências internacionais

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Donald Trump lança a própria criptomoeda com valorização bilionária

    Donald Trump lança a própria criptomoeda com valorização bilionária

    As “moedas meme” são criptoativos que buscam capitalizar a popularidade de uma pessoa ou um fenômeno viral na Internet O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na madrugada de sexta para sábado (18), o lançamento de sua própria criptomoeda, batizada com seu sobrenome, provocando um frenesi de compras que aumentou sua valorização global…

  • Iminente posse de Trump coloca o Brasil na expectativa com governo dos EUA

    Iminente posse de Trump coloca o Brasil na expectativa com governo dos EUA

    Presidente eleito dos Estados Unidos tomará posse na segunda-feira, e relação com a gestão Lula é incerta. Preocupações brasileiras são, principalmente, em relação às políticas econômicas do republicano e à diplomacia Com a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministério das…

  • Dívida dos estados: Haddad e Zema em guerra aberta

    Dívida dos estados: Haddad e Zema em guerra aberta

    Ministro da Fazenda volta à ofensiva contra o governador por causa dos vetos à lei de renegociação da dívida dos entes federativos. Chefe da equipe econômica diz que gestor foi responsável pelo aumento dos débitos do estado O embate entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo),…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *