Wellington Dias comanda ações de ajuda humanitária à população atingida por enchentes
Ministro lembrou que o MDS vai autorizar, na segunda-feira (20.01), o pagamento unificado do Bolsa Família, com o reconhecimento dos decretos de emergência
Diante da situação de calamidade no município de Picos (PI) provocada pelas fortes chuvas, Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome (MDS), liderou, em Brasília, os encaminhamentos junto ao Governo Federal para as providências a serem tomadas na região. Junto com representantes da bancada do estado e do prefeito de Picos, Pablo Santos, a solicitação de apoio à população atingida foi entregue a outros ministros.
Com ênfase na ajuda humanitária e na reconstrução de áreas destruídas, Wellington Dias, reforçou que “o Governo Federal, conforme orientação do presidente Lula, dará todo o apoio às populações de Picos, São Luiz, Uruçuí e Guadalupe, assim como as demais cidades dos outros estados atingidos”, afirmou.
“Neste momento, são oito estados brasileiros que entraram nessa situação de emergência e calamidade. No estado do Piauí, são quatro municípios, em uma situação mais grave. Em Picos, com milhares de pessoas atingidas e três mortes, infelizmente. Reforçamos a solidariedade ao nosso povo e todo o apoio”, garantiu o titular do MDS.
Sobre o esforço interministerial, Wellington lembrou que o MDS vai autorizar, na segunda-feira (20.01), o pagamento unificado do Bolsa Família, com o reconhecimento dos decretos de emergência. Outras medidas são o cofinanciamento do auxílio para atender aos desabrigados, a garantia de apoio com o fomento rural para perdas da agricultura familiar e uma integração de vários ministérios.
Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, dirigiu-se às autoridades piauienses e à população piauiense, em especial aos moradores de Picos, que foi mais atingida. Salientou a mobilização de todos os ministérios necessários e do apoio para atender a comunidade piauiense atingida pelas enchentes.
O ministro das Cidades, Jader Filho, lamentou o momento difícil vivido pelas populações. “Vamos trabalhar juntos, seja na reconstrução das casas, para tirar as pessoas das áreas de risco, atuando também na parte da drenagem e contenção das encostas”, afirmou. “O presidente Lula recriou o Minha Casa, Minha Vida, recriou o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), para que a gente possa melhorar e dar segurança ao povo de todo o Brasil”, destacou.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que “todo o Governo Federal está mobilizado neste momento para dar apoio à população de Picos”. “Reafirmo o compromisso do Ministério da Saúde, que tem atuado cada vez mais em situações de emergências climáticas, de enchentes, porque é a realidade que vivemos hoje, com kits, medicamentos e um trabalho também de apoio aos municípios na assistência à população”, disse.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Mulheres se unem para mudar a própria realidade e ajudar outras pessoas
- Brasília em alerta amarelo para chuvas; máxima pode chegar a 27°C
- Celina Leão fala sobre saúde mental de policiais na cerimônia de troca da bandeira
- GDF concedeu R$ 10 milhões em créditos rurais a produtores e agricultores familiares
- Planetário de Brasília anuncia décima edição da colônia de férias