Eleições 2022: os pré-candidatos ao governo do DF
Até esta terça-feira (15), Brasília tem Izalci Lucas (PSDB), Leandro Grass (PV) e Rafael Parente (PSB), e Rosilene Corrêa (PT) na disputa ao Palácio do Buriti. Ibaneis Rocha (MDB) ainda não confirmou se vai disputar reeleição.
O Distrito Federal tem quatro candidatos a governador nas eleições de 2022, até esta terça-feira (15): Izalci Lucas (PSDB), Leandro Grass (PV) e Rafael Parente (PSB) e Rosilene Corrêa (PT). Até o momento, o governador Ibaneis Rocha (MDB) não confirmou se vai disputar a reeleição.
O período para a realização de convenções pelos partidos, para decidir quem será candidato, começa em 20 de julho, segundo determinação da Justiça Eleitoral. O prazo para fazer o pedido de registro da candidatura vai até 15 de agosto.
O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eventual segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer em 30 de outubro.
“As datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, conforme prevê a Constituição Federal”, informou o TSE.
Presidente e governadores eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2023.
Confira a lista de quem, é pré-candidato ao governo do Distrito Federal(em ordem alfabética):
IZALCI LUCAS (PSDB)
Senador Izalci Lucas (PSDB) — Foto: Reprodução
- Situação: Izalci é natural de Araújos (MG). A carreira política começou em 1998. Em 2002, foi eleito para deputado distrital e passou por secretarias do GDF. Em 2010 e 2014, foi eleito e reeleito deputado federal. Para 2022, o candidato promete elaborar um projeto de governo “que atenda às necessidades da população, principalmente das de baixa renda”.
- Lançamento da candidatura: 15 de dezembro de 2021
LEANDRO GRASS (REDE)
Deputado distrital Leandro Grass (rede), em imagem de arquivo — Foto: Câmara Legislativa do DF/ Divulgação
- Situação: Leandro Grass foi eleito deputado distrital em 2018 pela Rede Sustentabilidade com 6.578 votos, mas na janela partidária, que vai de 3 de março a 1º de abril, deverá se filiar ao Partido Verde (PV) para concorrer ao GDF. Professor, sociólogo, mestre em Desenvolvimento sustentável, entre os projetos, ele pretende reestruturar o modelo de educação, e, na saúde, promete zerar a fila das cirurgias eletivas, exames e tratamentos de alta complexidade.
- Lançamento: lançou pré-candidatura em setembro de 2021
RAFAEL PARENTE (PSB)
O secretário de Educação do Distrito Federal, Rafael Parente — Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília
- Situação: ex-secretário de Educação do governo Ibaneis Rocha (MDB), Rafael Parente é doutor em educação pela Universidade de Nova York. Também foi subsecretário de educação no Rio de Janeiro. Entre as propostas, está o investimento em projetos de ciência, tecnologia e inovação, além de desenvolver o turismo e criação de empregos.
- Lançamento: lançou pré-candidatura em 26 de outubro de 2021
ROSILENE CORREA (PT)
Rosilene Corrêa, diretora do Sinpro-DF — Foto: Arquivo pessoal
- Situação: Rosilene Corrêa nasceu em Petrolina (GO) e é professora aposentada da rede pública de ensino do Distrito Federal e diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF). É também diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação. Entre as propostas para o governo, está o combate a pobreza e a geração de emprego e renda.
- Lançamento: lançou pré-candidatura em 13 de dezembro de 2021.
FONTE:G1-DF
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber