youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Ex-primeira-dama do Peru chega a Brasília em avião da FAB após pedido de asilo

By  |  0 Comments

A ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia chegou a Brasília nesta quarta-feira (16/4) em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) após ela pedir asilo político na embaixada do Brasil em Lima, capital peruana. 

Nadine e o marido, o ex-presidente Ollanta Humala, foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro por receber aportes ilegais do governo da Venezuela e da construtora brasileira Odebrecht em suas campanhas de 2006 e 2011, respectivamente.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Peru afirmou que o governo peruano ofereceu as garantias para a transferência de Nadine e do filho e concedeu os salvo-condutos correspondentes.

Correio tenta contato com o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira para saber mais informações, mas até a publicação desta matéria o jornal não obteve retorno.

Veja a nota do Ministério das Relações Exteriores do Peru na íntegra:

O Ministério das Relações Exteriores informa o público sobre o seguinte:

1. A Embaixada da República Federativa do Brasil no Peru informou que, em conformidade com a Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, da qual ambos os Estados são partes, decidiu conceder asilo diplomático à Sra. Nadine Heredia Alarcón e seu filho menor, Samin Mallko Ollanta Humala Heredia;

2. O Ministério das Relações Exteriores informou à Embaixada do Brasil que a Sra. Nadine Heredia Alarcón foi condenada pelo Judiciário a quinze anos de prisão por lavagem de dinheiro;

3. O Governo da República Federativa do Brasil solicitou a saída dos requerentes de asilo, invocando os artigos V e XII da referida Convenção, que estabelecem que o Estado asilante poderá solicitar a saída do requerente de asilo para território estrangeiro e o Estado territorial obriga-se a fornecer imediatamente, exceto em casos de força maior, as garantias necessárias e o correspondente salvo-conduto;

4. Neste sentido, em cumprimento aos artigos V e XII acima mencionados, o Governo peruano prestou as referidas garantias para a transferência de ambas as pessoas e concedeu os correspondentes salvo-condutos.

Com informações da AFP

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…

  • Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…

  • Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela

    Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela

    O governo da Colômbia declarou emergência sanitária por febre amarela. De acordo com o ministro da Saúde do país, Guillermo Afonso Jaramillo, os casos da doença vem sendo registrados na região desde setembro do ano passado. Ao longo deste ano, segundo ele, apesar dos esforços para conter as infecções, o cenário se agravou. “Ao todo,…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *