Vacinação contra gripe alcança apenas 27% do grupo prioritário, no DF
Nesta segunda-feira (15), Secretaria de Saúde liberou imunizante para população a partir de 6 meses. Meta da pasta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.
Profissional da saúde prepara vacina contra a gripe, no DF — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde
A campanha de vacinação contra gripe começou no dia 31 de março no Distrito Federal para os grupos prioritários. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), entre 31 de março e a última sexta-feira (12), 308.233 doses já foram aplicadas no DF, mas o grupo prioritário inclui 1.137.399 pessoas.
A quantidade de imunizados no DF é equivalente a 27% do público alvo, mas a meta da Secretaria de Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Os números divulgados foram contabilizados apenas entre o grupo prioritário.
No entanto, nesta segunda-feira (15), a pasta liberou o imunizante contra a gripe para a população acima de seis meses de idade. A secretaria não informou quantas pessoas aptas a tomar vacina estão incluídas nessa faixa etária.
Em 2023, a dose aplicada é trivalente, ou seja, protege contra três vírus diferentes. Em média, a duração dos anticorpos contra a doença é de 12 meses.
A vacina pode ser tomada junto a outras — como contra a Covid-19 — e é fundamental para reduzir o número de internações, complicações e óbitos pela doença. A lista completa dos postos de vacinação está disponível no site.
Números
Segundo a Secretaria de Saúde, foram distribuídas 534.580 doses e a porcentagem de consumo do DF foi de 47,8%. A maioria das doses foram aplicadas na rede pública, enquanto 1,5% foram distribuídas na rede privada.
O grupo de professores teve a cobertura mais elevada de vacinação, chegando a 65,4% de imunização. Em seguida estão o grupo dos idosos, com 30,9% do público imunizado, e os trabalhadores da saúde, que atingiu 24,8% de imunização (veja abaixo).
Faixas de cobertura vacinal da Campanha de Influenza segundo grupo prioritário — Foto: SES-DF/Reprodução
Com informações do portal G1
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604 / (61) 9 9173-4336.