PGR pede inclusão de 51 foragidos do 8/1 na lista vermelha da Interpol
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a inclusão de 51 acusados de participação no ataque terrorista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília na lista de difusão vermelha da Interpol. A solicitação inclui bolsonaristas que estavam envolvidos no episódio que possuem um mandado de prisão em aberto ou que inutilizaram as tornozeleiras eletrônicas e fugiram.
Caso o pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, seja aceito, os acusados serão considerados foragidos internacionais e terão seus dados e identificação enviados a sistemas de buscas de unidades policiais no exterior.
A Interpol é uma organização policial composta por 196 países e a Polícia Federal representa o Brasil na corporação. O pedido da PGR foi feito após a descoberta de que esses acusados estavam fora do alcance da Justiça e da Polícia Federal.
Ao menos dez bolsonaristas já fugiram para o exterior neste ano pelas fronteiras de Santa Catarina ou Rio Grande do Sul. Desse grupo, sete foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação no ataque.
Não se sabe quando as fugas ocorreram, mas não havia nenhum alerta ou ordem de prisão da Corte, da PF ou das secretarias de Administração Penitenciária contra ele.
Autoridades brasileiras já emitiram ordens de captura de outros investigados nos inquéritos das milícias digitais e das fake news, mas até agora nenhum deles foi capturado. Os blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio são dois alvos que seguem foragidos.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento