Ir para o conteúdo
Casa Brasil Fávaro confirma que China suspendeu compra de frango brasileiro
Brasil

Fávaro confirma que China suspendeu compra de frango brasileiro

Compartilhar
Compartilhar

O anúncio ocorre em meio à divulgação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou, nesta sexta-feira (16/5), que a China “não estará comprando carne de frango brasileiro” nos próximos 60 dias. Isso porque o país não teria mudado o protocolo de comércio.

“O sistema brasileiro é tão robusto, tão confiável, que vários países passaram a trocar o protocolo sabendo que o Brasil sabe fazer a contenção, tem estrutura para fazer a contenção. Então, a restrição comerciaal fica a região do foco. E alguns países não mudaram o protocolo, que é o caso da China. A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileiro”, disse em entrevista à TV Centro América.

O anúncio ocorre em meio à divulgação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil. A detecção foi em Montenegro, cidade do Rio Grande do Sul.

Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) alertou que a doença “não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos”.Play Video

Raio de 10 km

Segundo a Secretaria da Agricultura do RS, a suspeita de síndrome respiratória e nervosa de aves aconteceu em um local de reprodução. As amostras foram coletadas e encaminhadas a um laboratório em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico.

Com a confirmação do foco, a granja foi isolada e as aves restantes eliminadas, “para que seja iniciado o protocolo de saneamento”.

Será conduzida, ainda, uma investigação complementar em raio inicial de 10 km da área de ocorrência do caso, e de possíveis vínculos com outras propriedades.

A mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, que está fechado para visitação, também foi atendida e a Secretaria aguarda o resultado do sequenciamento.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

COP30 anuncia Janja como enviada especial para o tema “mulheres”

Os chamados “enviados especiais” da COP30 são responsáveis por interlocução com setores...

IBGE: casamentos entre pessoas do mesmo sexo aumentam no Brasil

Todas as grandes regiões registraram queda no número de casamentos civis feitos...

Primeiro foco de gripe aviária em granja comercial é confirmado no Brasil

O caso foi detectado no Rio Grande do Sul, no município de...

IBGE: número de divórcios teve aumento de 4,9% no Brasil em 2023

Em 2023, 440.827 divórcios foram concedidos na 1ª instância ou realizados por...