Ir para o conteúdo
Casa Brasil SUS amplia atendimento para casos graves medicamento contra Alzheimer
Brasil

SUS amplia atendimento para casos graves medicamento contra Alzheimer

Compartilhar
Compartilhar

Com a nova diretriz, pessoas em estágio grave poderão utilizar a substância, isoladamente ou em combinação com a memantina, medicamento que também é disponibilizado na rede pública de saúde

O Ministério da Saúde anunciou, ontem, a ampliação do uso da donepezila no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de pacientes com Alzheimer em estágio grave. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), passa a permitir a aplicação do medicamento, que antes era restrito aos casos leves e moderados.

Com a nova diretriz, pessoas em estágio grave poderão utilizar a substância, isoladamente ou em combinação com a memantina, medicamento que também é disponibilizado na rede pública de saúde. De acordo com o ministério, a expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas sejam beneficiadas ainda no primeiro ano de adoção da nova prescrição médica.

“A ampliação do uso da donepezila no SUS é fruto de uma decisão baseada em evidências científicas e no compromisso com a inovação em saúde. Fortalecemos a linha de cuidado contínuo e reafirmamos a importância de políticas públicas que respondam aos desafios do envelhecimento da população com dignidade, qualidade e equidade”, afirmou Fernanda De Negri, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS) do Ministério da Saúde.

Conforto

Para Maciel Pontes, médico neurologista do Hospital de Base (HDB) do Distrito Federal, a medida representa um avanço necessário, principalmente diante dos desafios enfrentados pelos pacientes em estágios mais avançados da doença. “Nos estágios mais graves do Alzheimer, os pacientes podem perder completamente a memória recente, deixar de reconhecer parentes, perder a fala e a coordenação motora. Também é comum a incontinência urinária e fecal, além da dificuldade para engolir, o que aumenta o risco de desnutrição e infecções pulmonares. A dependência é total”, explicou.

Além do sofrimento do paciente, o médico ressalta que a progressão da doença impõe mudanças drásticas à vida da família. “O Alzheimer impacta profundamente a rotina dos parentes. O paciente perde a autonomia e precisa de apoio para tudo. Isso exige reorganização da vida dos cuidadores, gerando sobrecarga emocional e financeira. Muitos desenvolvem ansiedade, depressão e enfrentam esgotamento físico”, observa.

Nesse contexto, o uso contínuo da donepezila pode aliviar parte do peso desse processo. A medicação estabiliza, e muitas vezes retarda, a progressão de sintomas cognitivos, como perda de memória e raciocínio. Em alguns casos, ajuda a preservar alguma autonomia por mais tempo e reduz alterações comportamentais, como agressividade, o que facilita os cuidados diários. Pontes ressalta que, embora não interrompa a evolução da doença, contribui para uma melhor qualidade de vida.

O médico também reforça que o tratamento eficaz não se resume ao uso de medicamentos. “É fundamental manter uma rotina estruturada, adaptar o ambiente da casa para evitar acidentes e contar com uma equipe multidisciplinar. A alimentação deve ser adequada às dificuldades de deglutição e a higiene precisa ser feita com cuidado”, explica.

*Estagiária sob a supervisão de Fabio Grecchi

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Fenaj: violência contra jornalistas cai, mas tem patamar preocupante

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) registrou 144 casos de agressões contra...

STF retoma julgamento da trama golpista

Após intervalo para almoço, os integrantes da Primeira Turma do Supremo Tribunal...

PF apreende carros de luxo do “Careca do INSS” em Brasília

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra Antonio Carlos...

Idade mínima para fazer bariátrica é reduzida; veja novas regras

Conselho Federal de Medicina publicou nova resolução nesta terça-feira (20/5) O Conselho...