Festas juninas movimentam setor atacadista da capital
As bandeirinhas penduradas em vários locais da capital federal avisam que as festas juninas já chegaram. O calendário de eventos da cidade, mostra que tem arraiá até o fim de julho, são opções com shows, quadrilhas, brincadeiras e recheadas de comidas típicas. A estimativa do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF) é que haja um aumento nas vendas em relação ao ano passado.
De acordo com Álvaro Júnior, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF), as vendas, em junho, bebidas típicas, canjica, pipoca, milho, doces derivados do amendoim e fogos de artifício, devem aumentar 15% em relação ao mesmo período do ano passado. “Essa época é muito importante para o setor atacadista. A vida voltou a normalidade o brasileiro gosta de festejar. Em 2022 tivemos um grande fomento nas vendas, acreditamos que este ano será ainda melhor”, afirma Álvaro Júnior.
Ainda segundo o Sindiatacadista, em decorrência da Covid, os hábitos de consumo brasiliense foram alterados: as festas em clubes, igrejas e entidades sociais foram substituídas por algo mais intimista, feito dentro das próprias residências. “Com isso, as vendas institucionais dos produtos juninos caíram, mas o consumo familiar aumentou. Superado o período pandêmico, as pessoas querem aproveitar os festejos externos. Volta-se o padrão de consumo, sendo que para esse ano há uma expectativa de crescimento de no volume de vendas”, relata Álvaro Júnior.
Quem está animado é Fabrício Borges Graciano, gerente comercial da Merit Importadora Ltda, atacadista no ramo de vinhos em Brasília, anuncia que a expectativa é de crescimento de 30% nas vendas, se comparado aos anos anteriores. “O período de Festas Juninas, de maio a julho, é o mais importante para as vendas de vinhos no Brasil que coincide com inverno e, este ano, a Merit Importadora prevê um aumento de até 30% considerando todo o portfólio de vinhos, incluindo suas versões mais econômicas”, comemora Fabrício.
Rodrigo Mamede, Diretor Comercial da Sobebe, relata que a pandemia atrapalhou todas as festividades, mas com a retomada das atividades, as festas juninas voltaram a todo vapor. “Iniciamos o mês de maio com um produto novo, com uma marca de derivados de amendoim, que é a cara dos arraiás. Nós estamos surpresos com a quantidade de encomendas, interesse pela mercadoria,” explica.
Gustavo Alves, da Disdal também prevê um crescimento nas vendas. “O período junino é conciliado com o inverno o que fomenta não só a venda dos derivados do milho e amendoim como também a venda de vinhos, massas, queijos e chocolates. Nossa expectativa para esse ano e de 20% a mais de vendas bruta quando comparamos ao ano anterior”, finaliza Gustavo.
Com informações do Correio Braziliense
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