Ir para o conteúdo
Casa Brasília Lula deve assinar MP do reajuste das forças de segurança na próxima semana
BrasíliaCeilândiaSegurança Pública

Lula deve assinar MP do reajuste das forças de segurança na próxima semana

Compartilhar
Compartilhar

Com isso, o reajuste aprovado no Congresso vai entrar na conta dos policiais militares, civis e bombeiros em setembro. Assinatura deve ocorrer após Lula retornar de viagem internacional

FORÇAS DE SEGURANÇA

Lula deve assinar MP do reajuste das forças de segurança na próxima semana

Com isso, o reajuste aprovado no Congresso vai entrar na conta dos policiais militares, civis e bombeiros em setembro. Assinatura deve ocorrer após Lula retornar de viagem internacional

O acordo prevê que 9% seja pago agora, e outros 9% em janeiro de 2024 -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

O acordo prevê que 9% seja pago agora, e outros 9% em janeiro de 2024 – (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fazer uma cerimônia para editar a Medida Provisória (MP) que trata sobre o reajuste das forças de segurança do Distrito Federal. Caso Lula editasse na sexta-feira (14/7), o reajuste entraria na conta dos policiais militares, civis e bombeiros em agosto.

O trecho, no entanto, não foi assinado pelo presidente, e deve ser deliberado na sexta-feira (21/7), e por isso os valores deverão ser acrescidos na conta das três forças apenas em setembro – a folha de pagamento para agosto fechou ontem. Lula está com viagem marcada para Recife neste sábado (15/7) e deve embarcar para Bruxelas, na Bélgica, no domingo (16/7).

De lá, o presidente participará na segunda-feira (17/7) de um encontro de líderes progressistas, e deverá retornar ao Brasil na quarta. Além do PLN que trata sobre o reajuste das forças, há outros projetos aprovados pelo plenário do Congresso Nacional que aguardam a sanção presidencial.

Reajuste

O acordo prevê que 9% seja pago agora, e outros 9% em janeiro de 2024. De acordo com a proposta, a primeira parcela seria paga a partir de agosto, com impacto até o final deste ano de R$ 372,2 milhões. Com a segunda parcela paga em janeiro, até o final do próximo exercício (2024), o total ultrapassa os R$ 685 milhões.

Na tramitação do projeto, foram apresentadas nove emendas ao texto do governo. O relator, no voto, deu parecer para a inadmissão de seis emendas, além da aprovação parcial de duas emendas. No texto enviado pelo presidente Lula, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), explicou que o reajuste concedido para policiais militares, civis e bombeiros do DF não acarretará em aumento de despesas nos cofres da União.

A proposta do governo federal foi aceita pelos sindicatos e associações das corporações no mês passado, com os parlamentares da bancada local cobrando do governo federal o envio do PLN. Uma articulação de dentro da esfera nacional pedia que a assinatura ocorresse quando o presidente da República estivesse no Brasil — à época, Lula estava cumprindo agenda internacional.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

PMDF flagra 286 motoristas alcoolizados em 7 dias, sendo 191 apenas no fim de semana

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) flagrou 286 casos de embriaguez...

Sol Nascente ganha primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira

Uma das regiões administrativas mais jovens do Distrito Federal, o Sol Nascente...

Sol Nascente ganha primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira

Esta é a quarta unidade de atendimento especializado no DF; equipamento amplia...

GDF inaugura segundo Centro de Referência da Mulher Brasileira; nova unidade fica em São Sebastião

O Distrito Federal agora conta mais um espaço de acolhimento, capacitação profissional...