Cinco escolas, incluindo uma de Taguatinga, vão ter eleições para decidir se optam por gestão compartilhada
As comunidades escolares irão decidir se querem que as unidades sejam administradas entre a parceria da Secretaria de Educação e de Segurança Pública
Neste sábado (17) cinco escolas do Distrito Federal vão ter processo eletivo para decidir se entram ou não no modelo de gestão compartilhada. O modelo, que unifica a gestão das escolas entre a Secretaria de Educação e a de Segurança Pública, já é realizado em cinco escolas do DF. A mais recente, e que também passou pelo processo seletivo, foi a Centro de Ensino de Planaltina, onde a comunidade escolar decidiu por optar pela modelo de gestão compartilhada.
Agora, as novas unidades de cidades como Taguatinga, Itapoã, Samambaia, Plano Piloto (Asa Norte) e Núcleo Bandeirante, juntas vão formar uma contingente de 7 mil alunos.
A ideia de fazer a gestão compartilha surgiu do atual governo de Ibaneis Rocha. No começo as escolas aderiram de forma experimental, agora, com o processo eletivo, o modelo vai tomando corpo e passa a ser uma realidade. O projeto é destinado a estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
“É uma ótima oportunidade para a comunidade escolar conhecer o projeto e tirar qualquer dúvida – o que é bem natural. Estamos aqui para ajudar. Essas reuniões fazem parte do jogo democrático. A escolha é de cada escola”, diz Tiago Cortinaz, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos (AGEP) da Secretaria de Educação.
Por outro lado, representando a segurança pública, o coronel da Polícia Militar do DF, Eduardo Holanda, assegura que o papel do policias no colégio não é de interferir nos assuntos pedagógicos das escolas.
“Que fique bem claro que não há nenhuma chance de interferência dos policiais na área pedagógica da escola, tarefa exclusiva dos professores. Nossa atuação é desenvolver estratégias que melhore o ambiente de trabalho e dissemine a cultura de paz.”
O critério de escolhas das escolas para ter gestão compartilhada surgem conforme dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Analisa-se também números de ocorrências criminais nas regiões onde as instituições de ensino estão situadas (e também dentro dos próprios colégios).
Para participar do pleito, basta que o estudante (o passe-livre estará liberado no sábado) apresente um documento com foto, sejam maiores de 13 anos e tenham frequência escolar acima dos 50%. Também estão aptos a votar pais, mães e responsáveis, professores efetivos e temporários e servidores da carreira de Assistência à Educação.
Siga nossas redes sociais
Site: http://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5