youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Metrô empresta guarda-chuvas para moradores do DF

By  |  0 Comments

Passageiros podem usar guarda-chuvas esquecidos e que não foram procurados pelos donos. Projeto funciona nos terminais de Samambaia, Ceilândia Centro e Galeria.

Com a volta das chuvas, o Metrô do Distrito Federal retomou o “Projeto Guarda-Chuva Compartilhado”, que empresta o acessório para os passageiros que são surpreendidos, muitas vezes, pelas mudanças no clima em Brasília.

Desde sexta-feira (12), as estações Terminal Samambaia, Ceilândia Centro e Galeria disponibilizam, ao todo, 125 guarda-chuvas esquecidos no Metrô e que não foram procurados pelos donos em um prazo de seis meses. Pela norma do Metrô-DF, esse é o período em que um objeto esquecido pode ficar armazenado no Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (PCOAP), na Estação Galeria dos Estados. Depois, ele pode ser doado, reciclado ou direcionado para descarte ambientalmente correto.

O projeto de compartilhamento dos guarda-chuvas teve apoio da Fábrica Social – programa da Secretaria de Trabalho que capacita pessoas para que tenham autonomia profissional e financeira – que identificou, por meio da serigrafia, os objetos que serão emprestados.

“Queremos chamar a atenção para a necessidade de compartilhar o objeto. Ou seja, usar e depois devolver nas estações para que outros passageiros também possam se beneficiar”, diz a gerente de Projetos Especiais do Metrô-DF, Letícia Divina.

Campanha inspirada em filme de Charles Chaplin

Campanha de compartilhamento de guarda-chuvas no Metrô-DF foi inspirada em filme protagonizado por Charles Chaplin — Foto: Metrô-DF/Divulgação

Campanha de compartilhamento de guarda-chuvas no Metrô-DF foi inspirada em filme protagonizado por Charles Chaplin — Foto: Metrô-DF/Divulgação

O projeto de empréstimo de guarda-chuvas surgiu a partir de uma ideia da agente de estação Maria de Lourdes Galvão, que trabalha, há mais de 20 anos, no posto de achados e perdidos. Segundo a servidora, sombrinhas e guarda-chuvas são um dos itens mais deixados dentro dos trens e nas estações.

“As pessoas não voltam pra buscar e eu via muita gente esperando passar a chuva pra ir pra casa. Então, pensei em devolver ao usuário o que era dele”, diz Maria de Lourdes.

A campanha foi inspirada em uma cena do filme “Between Showers”, que ganhou o título de “Dia Chuvoso” no Brasil. Protagonizado pelo personagem Carlitos, interpretado por Charles Chaplin, o curta-metragem mudo é uma comédia dirigida por Henry Lehrman, em 1914.

Na história, Carlitos tenta recuperar o guarda-chuva de uma jovem, que foi roubado. No entanto, o “herói” acaba sendo advertido pela polícia.

VÍDEO: 130 anos de Charles Chaplin

Os 130 anos de Charles Chaplin
Os 130 anos de Charles Chaplin

FONTE: G1-DF

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *