youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

IBGE: 13% dos moradores do DF vivem em casas com mais de 10 cômodos

By  |  0 Comments

Cerca de 13% dos brasilienses vivem em grandes residências com mais de 10 cômodos. O número representa mais que o dobro da média nacional e coloca o Distrito Federal como a unidade da Federação com a maior taxa de todo o país. Os dados são do Censo Demográfico 2022 , divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (12/12).

O segundo estado com maior proporção é Minas Gerais, que estava 5 pontos percentuais atrás, com 8% da população residindo em domicílios com 10 cômodos ou mais. Já a localidade a registrar a menor proporção nesse indicador foi o Acre, com 1,8%.

O Distrito Federal também é o local com a maior taxa de residências alugadas em todo o país. Segundo o IBGE, 30,1% dos imóveis são ocupados por meio de pagamento de aluguel. Os dados são referentes à realidade de 2022.

A capital do país ainda apresenta destaque em outros índices: 95% das casas e dos apartamentos são construídos em alvenaria. Os brasilienses são os que estão mais conectados em suas residências. Mais de 96% dos imóveis têm acesso à internet. Em 2022, 89,4% da população brasileira residia em domicílios com acesso aos espaços virtuais.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que, ao longo das últimas décadas, aumentou o número de cômodos nas residências brasileiras. Ainda assim, segundo o Censo Demográfico 2022, 470 mil pessoas moram em domicílios de apenas um cômodo, correspondendo a 0,2% da população residente em domicílios particulares permanentes.

Outras 3 milhões de pessoas, o equivalente a 1,5% da população, residem em domicílios com dois cômodos. Os domicílios de três cômodos abrigam 5,3% da população, os de quatro cômodos servem de moradia a 13,5%, e os de cinco cômodos, a 29,2%.

Os domicílios compostos de seis a nove cômodos abrigam a maior parte da população, 44,4%, ao passo que os 5,9% restantes residem em domicílios com 10 cômodos ou mais.

Os cômodos são contabilizados como todos os espaços cobertos por um teto e limitados por paredes (construção vertical que permite limitar, dividir ou vedar espaços) que sejam parte integrante do domicílio, inclusive banheiro e cozinha. Não são considerados cômodos os corredores, as varandas e as garagens.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Indústria tem retração de 0,6% em novembro no segundo mês consecutivo de queda

    Indústria tem retração de 0,6% em novembro no segundo mês consecutivo de queda

    No ano, o segmento acumula alta de 3,2%. Quatro grandes categorias econômicas mostraram redução na produção no mês A produção industrial apresentou queda de  0,6% na passagem de outubro para novembro, segundo mês consecutivo de perda. Segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (8/1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no…

  • Soberania do país tem que ser resguardada, diz Lula sobre Meta

    Soberania do país tem que ser resguardada, diz Lula sobre Meta

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (9) que fará uma reunião para discutir as novas regras anunciadas pela multinacional Meta, empresa de tecnologia que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp, para o funcionamento dessas redes sociais. “O que nós queremos, na verdade, é que cada país tenha sua soberania resguardada. Não…

  • Vendas no comércio caem 0,4% de outubro para novembro, diz IBGE

    Vendas no comércio caem 0,4% de outubro para novembro, diz IBGE

    As vendas no comércio brasileiro recuaram 0,4% na passagem de outubro para novembro. O resultado foi impactado negativamente pelo setor de móveis e eletrodomésticos, mas é considerado dentro do patamar de estabilidade. Esse desempenho do comércio faz o setor deixar o ponto mais alto da série histórica, (iniciada em janeiro de 2000) atingido em outubro…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *