Fumacê a todo vapor para uma volta segura às escolas
Secretarias de Educação e Saúde avançam na limpeza de estabelecimentos da rede pública para evitar focos de dengue
O Governo do Distrito Federal (GDF) está empenhado em minimizar os riscos de contaminação com dengue para os estudantes que retomam às aulas, nas 827 as escolas da rede pública, segunda-feira (19/2) que vem. Uma ação coordenada pelas secretarias de Saúde e de Educação dedetizará, com fumacê, todos esses estabelecimentos até o final de março. Até agora, a medida foi realizada em 90 deles, em Ceilândia e São Sebastião, cerca de 10% do total. Mas, outras regiões administrativas também estão recebendo a aplicação do inseticida.
Nesta sexta-feira (16/2), o Correio acompanhou essa operação no Centro Educacional 7, de Ceilândia (CED 7), frequentado por 2,5 mil jovens, parte dos 472 mil alunos das escolas públicas da capital federal. A diretora Adriana Rabelo disse que, além do fumacê, “iremos fazer uma campanha com cartazes informando como enfrentar a doença, seguindo as orientações da Secretaria de Saúde. E os professores de ciências e biologia também darão explicações aos estudantes e funcionários sobre como se protegerem”.
O administrador de Ceilândia, Dilson Resende, esteve no CED 7 verificando a aplicação do inseticida — feita em níveis sem riscos à saúde humana. Ele lamentou a epidemia que atinge a região administrativa. “Nós estamos vivendo um momento difícil em Ceilândia, que concentra o maior foco de dengue no DF. Mas, com as práticas que as diretoras de nossas escolas estão adotando — higienizando e limpando com todos os cuidados que a dengue exige — teremos um bom ambiente para os estudantes. E o fumacê vem dar um toque final nessa segurança”, declarou.
Diego Normandia representante de empresa Real JG, contratada para aplicar o fumacê, comentou que todas as salas, móveis e áreas da escola estavam sendo lavadas e higienizadas com álcool e outros produtos de limpeza. “Nas canaletas e calhas, estamos jogando hipoclorito e água sanitária, para evitar surgimentos de focos do mosquito da dengue. Também estamos cortando o mato. O ano letivo começará perfeitamente”, garantiu.
As ações do GDF atendem a uma determinação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para proteger os estudantes. Desde o início do ano, 67.897 pessoas estão registradas como casos suspeitos de dengue, doença que matou 25 pessoas no DF.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento