O Diário Oficial da Câmara Legislativa (DCL) desta sexta-feira (14/3) traz a publicação dos nomes dos cinco integrantes – titulares e suplentes – da comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar a poluição do Rio Melchior. Criada por meio do Requerimento n° 804/2023, a CPI se reúne, extraordinariamente, às 15h da terça-feira (18/3), no plenário da Casa, para eleger presidente e vice.
Os membros do colegiado foram indicados pelos partidos e blocos parlamentares da CLDF. Os titulares são: Paula Belmonte (Cidadania), autora do requerimento da CPI; Gabriel Magno (PT), Joaquim Roriz Neto (PL), Rogério Morro da Cruz (PRD) e Daniel Donizet (MDB). Seus suplentes são, respectivamente: Max Maciel (Psol), Chico Vigilante (PT), Thiago Manzoni (PL), Martins Machado (Republicanos) e Hermeto (MDB).
Apesar de ter sido apresentada em 2023, a CPI do Rio Melchior entrou numa fila junto a outros requerimentos de CPI protocolados e só recebeu sinal verde para ser instalada há um mês, no dia 18 de fevereiro. O objetivo é apurar as responsabilidades pela poluição daquele corpo d’água – situado entre as regiões administrativas de Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol.
O Melchior responde pelo abastecimento de 1,3 milhão de pessoas no Distrito Federal. No entanto, está enquadrado, desde 2014, na classe IV da legislação brasileira, que é a mais permissiva, autorizando que suas águas sejam destinadas aos usos menos exigentes, como o lançamento de efluentes. A situação preocupa a comunidade que mora perto do rio e, também, ambientalistas e tem sido abordada por vários deputados distritais ao longo dos últimos anos.
Com informações da CLDF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Rússia e Ucrânia trocarão 1 mil prisioneiros de guerra de cada lado
Apesar das ausências presidenciais, os dois países prosseguiram em reunião de negociações mediada pela Turquia O primeiro encontro entre Rússia e Ucrânia, desde a invasão russa da Ucrânia, em 2022, terminou nesta sexta-feira (16/5), em Istambul, Turquia. As negociações diretas não contaram com a presença dos presidentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky. Apesar das ausências, os dois países…
COP30 anuncia Janja como enviada especial para o tema “mulheres”
Os chamados “enviados especiais” da COP30 são responsáveis por interlocução com setores da sociedade civil A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em novembro, na capital paraense Belém, divulgou alguns de seus “enviados especiais”. São pessoas que ficam responsáveis por engajar setores da sociedade, ou populações de uma região…
Contrariando Lula, senador do PT assina CPMI do INSS
O Correio apurou no início desta semana sobre um grupo do PT favorável em assinar o documento. Fato foi confirmado com a assinatura do senador Fabiano Contarato (PT-ES). O senador Fabiano Contarato (PT-ES), integrante da bancada petista no Senado Federal, foi o primeiro representante do partido a assinar o requerimento que solicita a criação da Comissão…
Deixe um comentário