Às vésperas da sabatina do indicado para liderar o Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (Iges), distritais transparecem incômodo com a instituição responsável por uma série de unidades de saúde da rede pública de Brasília. A deputada Dayse Amarilio (PSB) levantou o tema na sessão ordinária de desta quinta-feira (13). Com experiência em enfermagem, Amarílio convocou todos os parlamentares a contribuírem para a arguição de Cleber Monteiro Fernandes — diretor-presidente interino indicado ao cargo titular. O evento ocorre na próxima segunda-feira (17), a partir das 10h, em reunião da Comissão de Saúde da Casa.
“O contrato de gestão não existe. Como vamos votar se, na verdade, o Iges hoje funciona na ilegalidade? Existe uma lei federal que fala que esse contrato deveria ser revisto e repactuado a cada cinco anos e hoje já temos mais de 51 aditivos sem nenhum contrato vigente”, denunciou a deputada.
Com experiência em segurança e gestão públicas, Cleber Fernandes ocupou o cargo de vice-presidente do Instituto até a saída do antigo presidente, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, que foi realocado para comandar a Secretaria Estadual de Saúde (SES). “Não quero trazer demérito em relação à capacidade de gestão, parece que ele [Cleber] tem um currículo e que foi excelente gestor na segurança”, explicou Amarilio. “Mas um dos grandes problemas da SES do DF é a dificuldade de girar e de ter protocolos dentro das regiões administrativa e isso passa por uma questão de interferência política na gestão”, criticou.
Logo depois, Paula Belmonte (Cidadania) reforçou o discurso da colega. “Com o tamanho da Secretaria, como tem R$ 700 mil para investimento e o Iges, com poucos hospitais administrados, tem quase R$ 3 milhões? É desproporcional, então é muito importante que a sociedade acompanhe”, concluiu Belmonte.
Com informações da CLDF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Cursos gratuitos do QualificaDF Móvel 2025 têm 1.012 vagas
Estão abertas, entre os dias 13 e 25 de maio de 2025, as inscrições para 1.012 vagas do Projeto QualificaDF Móvel – 8ª Etapa – 3º Ciclo. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível no portal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). O edital pode ser conferido…
Governadora em exercício exalta reforço à segurança do DF durante formatura de praças da Polícia Militar
A governadora em exercício Celina Leão participou, na noite desta terça-feira (13), da cerimônia de formatura do 11º Curso de Formação de Praças (CFP XI) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), concluído por 1.234 alunos, sendo 317 mulheres — o maior curso de formação da história da PMDF. Na ocasião, a governadora em exercício…
Ibaneis Rocha destaca potencial turístico e econômico do DF em fórum em Nova Iorque
Durante participação no 14º Lide Brazil Investment Forum, nesta terça-feira (13), em Nova Iorque, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou o crescimento do turismo na capital, o aumento da balança comercial com os Estados Unidos e o legado desenvolvimentista do ex-presidente Juscelino Kubitschek. O chefe do Executivo local participou do painel As relações econômicas…
Deixe um comentário