O prazo para preencher e enviar a declaração do Imposto de Renda em 2025 começa nesta segunda-feira (17/3) a partir das 8h. Neste ano, destacam-se algumas novidades, como a ampliação do limite de isenção, novas exigências para bens e rendimentos no exterior e a obrigatoriedade de informar trustes e aplicações financeiras internacionais. A entrega vai até 30 de maio, às 23h59 (horário de Brasília).
A Receita Federal buscou priorizar, neste ano, os contribuintes que optam pela restituição por Pix e pelo uso da declaração pré-preenchida. Após os grupos prioritários tradicionais, que inclui pessoas acima de 60 anos ou com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, todos que escolherem pelas duas opções, ou ambas, terão prioridade ante os demais.
“Esse incentivo pode reduzir a burocracia para o contribuinte e agilizar o recebimento dos valores a restituir”, considera o doutor e mestre em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) André Felix de Oliveira. Vale destacar, no entanto, que a declaração pré-preenchida só será aceita a partir de 1º de abril.
O prazo diferente, segundo a Receita, tem como explicação algumas “dificuldades internas”, disse o subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal, Juliano Neves, durante a coletiva de lançamento do Imposto de Renda 2025, na quarta-feira (12/3). De acordo com o subsecretário, um dos motivos é a greve dos servidores do Fisco.
“Não foi porque a gente achou que era melhor (começar depois com a declaração pré-preenchida). O melhor era lançar tudo junto. Foi por questões de dificuldades internas. Movimento reivindicatório, obviamente, não ajuda”, disse Neves.
Apesar das mudanças trazerem facilidades para a declaração, Oliveira alerta para cuidados com o acesso à conta gov.br. “O login dá acesso a diversos serviços do governo, incluindo transações bancárias. Compartilhar essa senha pode trazer riscos financeiros e de segurança”, orienta Oliveira.
Qual programa posso utilizar?
O Programa Gerador de Declaração (PGD) é o principal meio para fazer o preenchimento. Para baixar pelo computador, o contribuinte poderá acessar por meio do próprio site da Receita Federal. O sistema é compatível com Windows, Linux, Mac e Solaris.
Também será possível fazer a declaração pelo celular, como em anos anteriores. A mudança deste ano é que o aplicativo “Meu Imposto de Renda” não está mais disponível para download. Dessa forma, quem optar por fazer a declaração em dispositivos móveis, é necessário baixar o aplicativo da Receita Federal.
Cronograma de lotes de restituição:
- 1º lote: 30 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 29 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Alíquotas a partir da base de cálculo do IR (em R$):
- Até 2.259,20: isento
- De 2.259,21 a 2.826,65: 7,5%
- De 2.826,66 a 3.751,05: 15%
- De 3.751,06 a 4.664,68: 22,5%
- Acima de 4.664,68: 27,5%
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
“Doa em quem doer, essa investigação vai até o fim”, diz ministro da Previdência
Wolney Queiroz presta esclarecimentos em audiência pública no Senado sobre o esquema de fraudes em que aposentados e pensionista que tiveram descontos indevidos em seus benefícios por entidades associativas Em meio aos desdobramentos do esquema de fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), o novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, foi prestar informações sobre…
Após fórum com Lula, China isenta brasileiros de visto para até 30 dias
A medida, que tem início a partir de 1º de junho, vale também para Argentina, Chile, Peru e Uruguai, e foi anunciada por ocasião do Fórum Celac-China, realizado em Pequim nesta semana O governo chinês anunciou nesta quinta-feira (15/5) que brasileiros e moradores de outros quatro países da América do Sul ficarão isentos da necessidade…
Emendas: Dino reforça necessidade da autoria nas alterações orçamentárias
Em nova decisão, o ministro acata as razões apresentadas pela Câmara e pelo Senado sobre emendas de comissão e transparência, com ressalvas sobre a necessidade da autoria das alterações orçamentárias O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, publicou nesta quinta-feira (15/5) nova decisão sobre as emendas parlamentares em que acata as razões apresentadas pela…
Deixe um comentário