Ir para o conteúdo
Casa Denúncia Vice-Presidente da CLDF se une ao movimento contra usina termelétrica no DFProjeto ameaça o Cerrado, a saúde pública e a segurança hídrica do DF
Denúncia

Vice-Presidente da CLDF se une ao movimento contra usina termelétrica no DFProjeto ameaça o Cerrado, a saúde pública e a segurança hídrica do DF

Compartilhar
Compartilhar

O Vice-Presidente da CLDF, Deputado Distrital Ricardo Vale (PT-DF), anunciou adesão ao movimento “Arayra Xô Termelétrica”, reforçando a luta contra a instalação da Usina Termelétrica (UTE) Brasília, em Samambaia. O projeto está sendo denunciado por ambientalistas, especialistas e da sociedade civil, que alertam para seus impactos negativos sob o DF.

O parlamentar criticou a falta de transparência no processo e cobrou maior participação popular. “Não podemos permitir que um projeto dessa magnitude avance sem debate público e uma análise rigorosa. O Rio Melchior já está contaminado, e a captação massiva de água pode comprometer sua sobrevivência”, destacou.

A usina prevê a retirada de 110 mil litros de água por hora do rio, devolvendo apenas 94% desse volume tratado—um déficit de mais de 144 mil litros por dia. Além disso, ameaça 31,9 hectares de Cerrado nativo e pode prejudicar a infraestrutura energética do DF, impactando o setor de energia solar, que gera milhares de empregos.

Na saúde pública, a queima de gás natural para geração de energia deve liberar poluentes tóxicos que podem afetar todo o Plano Piloto e regiões administrativas, elevando os casos de doenças respiratórias e agravando a qualidade do ar.

A Justiça suspendeu a audiência pública sobre o licenciamento ambiental da usina, apontando falta de tempo hábil para análise dos documentos técnicos, o que reforça as críticas sobre a condução do processo.

Ricardo Vale ressaltou a importância da mobilização popular para pressionar as autoridades. “Estamos ao lado da sociedade civil e das organizações que lutam pelo meio ambiente e pela qualidade de vida da população. Vamos cobrar e atuar na CLDF para impedir esse desastre ambiental”, afirmou.

Comunicação Ricardo Vale (PT)

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

A COISA MAIS INSANA E PLAGIO. QUEM COPIA NÃO SABE CRIAR

Leitores que frequentam o Parque Ecológico de Águas Claras têm enviado fotos...

Fraga rebate suspeitas sobre emendas do projeto ‘Tenda +’

assinada por Fraga destinou R$ 10 milhões a um hospital para a...

Direitos do cidadão —Após atuação do MPF, Justiça condena quatro pessoas a pagar R$ 11 milhões por desmatamento

Quarta, 25 de setembro de 2024 Indenizações foram calculadas com base na...

Bolsonaro mentiu mais de quatro vezes por dia durante governo

aos fatos: apoie29 de dezembro de 2022, 12:33 Bolsonaro mentiu mais de quatro...