Chico Vigilante diz que é preciso intensificar luta contra o governo Bolsonaro para que país eleja Lula presidente e volte à normalidade
O deputado distrital, Chico Vigilante (PT), foi um dos presentes no evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) para celebrar o Dia das Mães. Ao fazer uso da palavra, o distrital fez um balanço da atual situação do país e comparou com os governos de ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
De acordo com a explanação do deputado, se hoje o país enfrenta a alta dos alimentos e de demais bens de consumo, além do risco do desabastecimento de produtos de primeira necessidade, se dá pelo fato de que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem Vigilante rotula como “Capitão Capiroto”, tem se pautado em uma gestão de baixo investimento público e de pouquíssima experiência para governar uma país do tamanho e da importância do Brasil.
“Que não tem nenhuma sensibilidade, nenhuma responsabilidade, muito menos, visão de Estado. Acho que é preciso que a gente faça uma reflexão profunda de qual é o caminho que esse país está indo, e consigamos perceber os retrocessos que aconteceram para que a gente possa mudar efetivamente essa realidade que o Brasil vive atualmente”, diz Vigilante.
O distrital lembrou que durante os governos do Partido dos Trabalhadores, o país teve investimento em setores estratégicos para o desenvolvimento do país, como foi o caso da agricultura familiar, que segundo Vigilante, sempre foi o segmento responsável por colocar comida na mesa da população brasileira.
“Existiu investimento para valer na agricultura familiar, por meio do Pronaf, por exemplo. Então, nós podíamos comprar alimentos baratos e não tinha desabastecimento, como estamos correndo o risco de ter agora”, afirma o petista.
Junto com um governo de pouca experiência política e de destruição dos direitos do cidadão, a conjuntura do país, segundo Vigilante, tem ido de mal a pior desde que a ex-presidente Dilma foi impichada em 2016. “Agora, o que aconteceu, especialmente depois do golpe parlamentar e midiático que a afastou a presidenta Dilma? Houve a privatização das empresas petroquímicas, que são as responsáveis pela produção de fertilizantes, aí veio a guerra e nós nos vimos dependentes da Ucrânia e da Rússia”, explica o distrital.
Tal dependência de um setor importante para economia nacional, como a produção de fertilizantes e demais insumos agrícolas, não estaria sozinha na esteira das privatizações do governo Bolsonaro. Segundo Vigilante, o setor de gás também é alvo do “Capitão Capiroto” que busca entregar as reservas de privatizar os gasodutos da Petrobrás e, para isso, querem tirar R$ 100 bilhões dos cofres públicos para beneficiar empresa privada do empresário do setor de gás, o baiano, Carlos Suarez.
“O grande golpe que pode acontecer no Brasil, que seria o golpe dentro do golpe, que seria a entrega de todo o setor de gás para esse oligarca. Por isso, temos que combater de forma permanente, para que no próximo dia 2 de outubro, a gente possa derrotar esse Capitão Capiroto, e assim, devolver o Brasil à normalidade e sustentar um governo de esquerda, progressista e de centro-esquerda, que será encabeçado pelo ex-presidente Lula”, defende Vigilante.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twitter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber