
‘Cereja do bolo’: PL avalia que plano de golpe e caso Do Val pode sacramentar inelegibilidade de Bolsonaro

Correligionários do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, viram o plano golpista encontrado no celular do tenente-coronel Mauro Cid e a ação policial envolvendo o senador Marcos do Val (Podemos-ES) como a “cereja do bolo” para sacramentar a inelegibilidade do ex-mandatário.
De acordo com informações da colunista Bela Megale, do jornal O Globo, a avaliação do PL é que esses episódios, expostos a uma semana do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram os erros que Bolsonaro cometeu como presidente e ajudam a justificar a decisão de que ele precisa “ficar fora da política”.
Vale destacar também que a legenda teme que o ex-chefe do Executivo seja declarado inelegível por 7 x 0, ou seja, que todos os ministros do TSE votem contra ele, incluindo Kassio Nunes Marques, nomeado pelo próprio Bolsonaro.

Aliados e membros do PL, no entanto, destacaram que o caso envolvendo Marcos do Val pode trazer mais complicações ao ex-presidente, uma vez que Bolsonaro foi convocado a depor neste inquérito pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Por outro lado, a defesa do ex-capitão afirmou em nota que as mensagens encontradas pela Polícia Federal (PF) no celular de Cid, reveladas pela revista “Veja” e que demonstram que houve um planejamento para aplicação de um golpe de Estado, apontam que Bolsonaro “jamais participou de qualquer conversa sobre um suposto golpe de Estado”.
A maior parte das mensagens reveladas foi escrita pelo coronel Jean Lawand Junior, subchefe do Estado-Maior do Exército, em dezembro do ano passado. O Exército, entretanto, disse que já está tomando providências em relação ao coronel e que conversas em tom golpista “não representam o posicionamento” da Força.
Publicado por Yurick Luz
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604 / (61) 9 9173-4336.