youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Frente Parlamentar do Cooperativismo criada na CLDF deve impulsionar o setor

By  |  0 Comments

A intenção é fortalecer a economia e combater o desemprego e baixa renda da população do DF; deputado Rosselvet Vilela foi o propositor da iniciativa

Como sabemos, o cooperativismo é um sistema econômico destinado à produção e distribuição. No Brasil, o segmento tem força e tradição. Segundo dados da ONU, no mundo, uma a cada sete pessoas é associada a uma das cooperativas existentes, gerando mais de 250 milhões de empregos diretos. No Brasil, existem quase 7 mil cooperativas, nos mais diferentes setores da economia, com 13 milhões de cooperados e 350 mil empregados. Os dados são de 2017.

Essa realidade está presente no Distrito Federal. Aqui, o elevado número de cooperados e cooperativas levou o deputado distrital, Roosevelt Vilela (PSB), ao cargo de presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, lançada recentemente na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Durante o lançamento da iniciativa, Vilela disse que a intenção da Frente era contribuir para o desenvolvimento econômico do DF.

“O Estado não consegue suprir todas as necessidades da sociedade; por exemplo, a geração de empregos. É preciso fortalecer a iniciativa privada, e seu ápice é o cooperativismo.”

O parlamentar lembrou que o cooperativismo é uma sistema primitivo, que remente às origens da espécie ser humano. Essa particularidade, pensa o parlamentar, pode contribuir para retirar sociedades de crises econômicas, uma vez que a habilidade de cooperativismo está intrínseco à nossa espécie. “Remonta ao momento em que o ser humano começou a se organizar.”

Para ele, o cooperativismo é uma realidade, porém negligenciada, muitas das vezes, pelo Estado.

“O sistema de cooperativas é uma realidade, e a Frente Parlamentar vai trabalhar por ele”, ressalta Vilela.

Participaram do lançamento, o deputado Leandro Grass, o presidente do Sicoob Planalto Central, Miguel Ferreira de Oliveira, o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, o presidente da Superintendência de desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Vieira Fraga Filho, o Superintendente Federal de Agricultura do DF, William Barbosa e o subsecretário de Microcrédito e Empreendedorismo, Messias de Souza.

Siga nossas redes sociais

Site: http://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *