Dino suspende regra sobre aposentadoria de policiais homens e mulheres
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quinta-feira (17/10) o trecho da Reforma da Previdência que igualava a idade para aposentadoria de policiais homens e mulheres. Segundo o texto aprovado em 2019, ambos poderiam se aposentar aos 55 anos. A decisão atende ao pedido feito pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol)
O ministro do STF entendeu que há “discriminação e injustiça”, introduzida na última emenda da Reforma da Previdência, na definição da mesma idade para a aposentadoria de homens e mulheres, nas polícias civil e federal.
Foi suspensa a eficácia do trecho em que estava escrito “para ambos os sexos”, e Dino lembrou na decisão que o texto constitucional já traz diferenças entre homens e mulheres.
O pedido ainda será analisado pelo plenário da Corte.
Na decisão, o ministro determinou, também, que o Congresso Nacional retifique a inconstitucionalidade “mediante a edição da norma adequada”.
“Compreendo que a incidência da disciplina impugnada, ao dificultar ou mesmo impedir a aposentadoria de policiais civis e federais mulheres, ostenta o potencial de causar dano irreparável ou de difícil reparação”, escreveu Dino.
Conforme a decisão, até que o Congresso promulgue uma norma sobre o tema, a regra geral de três anos de redução será aplicada a todos os prazos que se refiram a mulheres policiais civis e federais. No caso da idade mínima, as mulheres policiais podem se aposentar aos 52 anos.
“Acresço que o Congresso Nacional, ao legislar para corrigir a inconstitucionalidade quanto às mulheres, deve adotar a diferenciação que considerar cabível em face da discricionariedade legislativa.”
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Calendário Bolsa Família 2024: veja datas de pagamentos de novembro
Pagamentos do Bolsa Família em novembro de 2024 começam no dia 18 O calendário de pagamentos do Bolsa Família em novembro começa no dia 18. Beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 1 serão os primeiros a receber. Saiba quem tem direito, como consultar o valor do benefício e as datas. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,…
-
‘Baile Lotadão’, Oswaldo Montenegro e stand up com Rodrigo Marques são atrações do fim de semana no DF
O primeiro fim de semana de novembro chegou com opções que vão do funk ao teatro no Distrito Federal. Neste sábado (2), DJ Victor Lou e GBR chegam a Brasília com o “Baile Lotadão”. Na sexta (1º), o cantor e compositor Oswaldo Montenegro está de volta com a turnê “Celebrando 50 Anos de Estrada”. Já no sábado, o comediante…
-
Hemocentro reforça pedido por doação de sangue, em mês com muitos feriados
Novembro é um mês com quatro feriados no Distrito Federal. Alegria para uns, preocupação para outros. Isso porque o número de doações de sangue costuma diminuir nesses períodos. Por isso, a Fundação Hemocentro de Brasília reforça a procura por doadores, a fim de que possa manter o estoque abastecido. “Muitas pessoas acabam se preocupando com…