
Israel mata líder do Hamas que planejou atentado de outubro de 2023
O chanceler israelense, Israel Katz, anunciou, nesta quinta-feira (17/10), que o líder do Hamas, Yahya Sinwar, foi “eliminado” na quarta-feira (16/10). Em nota à imprensa, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram a conclusão do “processo de identificação do corpo” e, consequentemente, a morte de Sinwar.
Em publicação da rede social X, às 14h06 desta quinta, pelo horário de Brasília, o perfil oficial de Israel informa: “Yahya Sinwar: eliminado”.
A morte ocorreu durante operação militar na Faixa de Gaza. “Após uma perseguição de um ano, ontem (quarta-feira), 16 de outubro de 2024, soldados das IDF do Comando Sul eliminaram Yahya Sinwar, o líder da organização terrorista Hamas, em uma operação no sul da Faixa de Gaza”, declara nota à imprensa. “Yahya Sinwar planejou e executou o Massacre de 7 de outubro (de 2023), promoveu sua ideologia assassina antes e durante a guerra e foi responsável pelo assassinato e sequestro de muitos israelenses.”
Segundo a nota, Sinwar teria se escondido entre a população civil de Gaza e em túneis do Hamas no local. Diversas operações realizadas pelas forças de defesa israelense desde o ano passado, e em especial nas últimas semanas, teriam “restringido o movimento operacional” do líder do Hamas, até a “eliminação” de fato, ocorrida na quarta-feira.
Segundo a AFP, o líder da Câmara de Representantes dos EUA disse que a “morte” do líder do Hamas “traz esperança”.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
‘A partir da memória e da verdade é que se constrói a justiça’ diz Érika Kokay ao repudiar o PL da Anistia
Neste mês de abril, completa 61 anos de implantação do regime militar no país. Iniciado em 1964 o regime durou até 1985 e foi marcado por crises econômicas, torturas e desaparecimentos de presos políticos e de cidadãos que lutavam contra o regime e pela volta da democracia. Este ano, a data ganhou ainda mais repercussão…
-
Vigilante e Magno chamam compra do Master pelo BRB de “negociata” e “escândalo”
A aquisição de 58% do capital total e de 49% das ações ordinárias do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) voltou a repercutir no plenário da Câmara Legislativa nesta quarta-feira (2/4). O deputado Chico Vigilante (PT) chamou a operação – que envolve um montante de R$ 2 bilhões – de “negociata” e disse esperar que…
-
Hugo Motta confirma criação do GT da Reforma Administrativa
Em reunião com o deputado Zé Trovão (PL-SC), nesta quarta-feira (2/4), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que será criado até o final deste mês Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Administrativa. Antes desse prazo, a Câmara precisa instaurar as comissões especiais. De acordo com fontes que participaram da reunião, Hugo Motta deixou claro que essa…