“Quem tem fome é tratado como invisível”, diz Lula no G20 Social
No encerramento do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, realizado no último sábado (16) no Rio de Janeiro, o presidente Lula (PT) reafirmou o compromisso de erradicar a fome no Brasil até o fim de seu mandato, em 2026. A declaração ocorreu diante de uma plateia que reuniu líderes sociais, representantes de ONGs e artistas.
“Quero dizer para os milhões de habitantes que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se vai ter alimento. Quero dizer que hoje não tem, mas amanhã vai ter. É preciso coragem para mudar essa história perversa”, afirmou o presidente. Segundo ele, o problema não é falta de produção de alimentos, mas de responsabilidade política.
Lula destacou que, até o momento, 24 milhões de brasileiros foram retirados da situação de insegurança alimentar. “O que falta não é produção de alimentos. O mundo tem tecnologia e genética para produzir alimentos suficientes. Falta responsabilidade para colocar o pobre no orçamento público e garantir comida”, declarou.
O evento marcou o fim da programação do G20 Social, que antecede a Cúpula do G20, a ser realizada nos dias 18 e 19 de novembro. Lula colocou a fome como uma das prioridades da presidência brasileira no grupo, transformando o tema em uma questão política de relevância global.
Veja a fala de Lula na íntegra:
“Quando colocamos fome para discutir no G20, era para transformar em questão política. Ela é tratada como uma questão social, apenas um número estatístico para período de eleição e depois é esquecida. Quem tem fome é tratado como invisível no país”, criticou Lula.
O presidente ainda enfatizou que a fome não é uma “questão da natureza”, mas uma responsabilidade humana e política. “É responsabilidade de todos nós governantes do planeta”, acrescentou.
O evento contou com apresentações de artistas renomados, como Ney Matogrosso, Maria Gadú, Alceu Valença, Fafá de Belém, Jaloo, Tássia Reis e outros.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Biden desembarca no Brasil e sobrevoa Floresta Amazônica
- “Quem tem fome é tratado como invisível”, diz Lula no G20 Social
- “Política baseada na desinformação”, diz Pimenta sobre governo Bolsonaro
- Brasil e Itália estreitam os laços, aponta embaixador italiano em Brasília
- Visita de Xi Jinping a Brasília reforça laços entre Brasil e China