Ir para o conteúdo
Casa Política Ibaneis diz que não pisa em ‘terra arrasada’ de Lula e falta a evento no DF
Política

Ibaneis diz que não pisa em ‘terra arrasada’ de Lula e falta a evento no DF

Compartilhar
Compartilhar

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse ter faltado à cerimônia de posse da cúpula da OAB nacional nesta segunda-feira (17) em razão da presença do presidente Lula no evento.

“Não piso na terra arrasada do Lula”, afirmou Ibaneis à reportagem. Uma das autoridades convidadas para a solenidade, o governador é advogado e já presidiu a seccional da Ordem no Distrito Federal. Ele enviou mensagem ao presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, para felicitá-lo pela recondução ao cargo e justificar a sua ausência.

De acordo com a mensagem, publicada primeiramente pelo site Metrópoles, Ibaneis disse que o presidente da República o acusou de “forma leviana” de ser cúmplice do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos atos do 8 de janeiro e que não participará de qualquer evento em que Lula esteja presente até que o petista se retrate.

Em um documentário da GloboNews sobre os ataques às sedes dos três Poderes, exibido em 2024, Lula criticou Ibaneis. “Ele é cúmplice disso, concordou com isso, negligenciou, não agiu corretamente. Ele não cuidou que a polícia cuidasse das coisas que estavam acontecendo durante todo o período, todas as manifestações, uma semana antes, uma semana depois. Ele era conivente com o caso”, disse o presidente.

No início do mês, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes arquivou o inquérito que investigava o governador do DF por suposto envolvimento nos ataques golpistas.

Moraes acatou um posicionamento do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que pediu o arquivamento especificamente em relação a Ibaneis, que inicialmente era investigado por suspeita de omissão ou falhas que poderiam ter contribuído para a invasão da praça dos Três Poderes.

Em dezembro, o presidente e o governador trocaram críticas sobre o Fundo Constitucional do Distrito Federal, abastecido pela União. “Não era possível ele receber mais que os outros estados. Aliás, já é o estado que recebe mais se comparado a qualquer outro”, disse Lula.

Com informações do Jornal de Brasília  

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Brasil e China apoiam proposta de Putin para negociações de paz

Documento conjunto foi divulgado nesta terça-feira (13/5) após reunião entre o presidente...

Virginia Fonseca presta depoimento na CPI das Bets. Siga

A empresária e influenciadora Virginia Fonseca chegou acompanhada do marido, Zé Felipe,...

Com Xi, Lula diz que relação com China “nunca foi tão necessária”

“Guerras comerciais não têm vencedores. Elas elevam os preços, deprimem as economias...

Vídeo: Barroso responde à cobrança de Motta por “autocrítica”

Em evento nos EUA com Barroso na plateia, Hugo Motta cobrou “autocrítica”...