Deputado federal Rubens Otoni denuncia medida do governo federal de desativar farmácias populares; só em GO serão 18 unidades
O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) publicou recentemente uma matéria, por meio de sua assessoria de comunicação, para chamar a atenção da população para o fato de que o governo federal, através do Ministério da Saúde irá, a partir do mês de maio, desativar 393 unidades da rede própria do programa Farmácia Popular. As farmácias, cujo intuito é distribuir medicamentos de forma gratuita ou com até 90% de desconto, conforme determinação, terão sua distribuição restrita apenas às farmácias conveniadas.
Otoni citou o Estado de Goiás como exemplo de tal medida. Lá, segundo o deputado, 18 unidades de Farmácia Popular, deverão fechar as portas. A medida deve afetar também a classe mais pobre da população. Conforme lembra o parlamentar, os usuários que necessitem de medicamentos específicos e que não tenha nas farmácias conveniadas – atualmente são 112 medicamentos específicos – serão diretamente prejudicados.
Na opinião do deputado, a medida que visa o fechamento das farmácias é mais uma atitude antipopular do governo. “A farmácia Popular foi uma conquista dos governos do PT e ajudou milhões de pessoas em todas as regiões do país”, afirma.
De acordo com o Ministério da Saúde, os remédios mais procurados pela população são hipertensão, diabetes e asma – disponíveis também nas outras farmácias.