Max Maciel solicita à Novacap informações sobre bacias de contenção de água da chuva do Sol Nascente
O deputado distrital Max Maciel (Psol) apresentou um requerimento na Casa solicitado da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) informações a respeito das bacias de contenção de água de chuva da região administrativa de Sol Nascente/Pôr do Sol. As bacias, que foram construídas como forma de diminuir os alagamentos na região do Trecho 3 de Sol Nascente, recentemente foram motivo notícias nos jornais locais depois que um homem de 26 anos morreu afogado em uma delas.
Agora, o deputado quer saber quais tem sido as iniciativas da companhia em relação a manutenção dessas bacias. Em seu requerimento – veja aqui o documento na íntegra – o distrital pede que a Novacap relate qual é o atual estado das bacias e quais são os seus termos de efetividade e eficiência na prevenção de alagamentos e proteção ambiental.
O deputado indaga também se há por parte da companhia algum cronograma estabelecido para a realização de fiscalização, manutenção e limpeza das bacias, e se há critérios para a implantação dessas bacias conforme às necessidades específicas de cada região.
“Em vista das previsões que indicam um aumento nas temperaturas e, consequentemente, uma intensificação dos eventos climáticos, compreender as estratégias preventivas e de gestão adotadas para mitigar os riscos associados a tais estruturas torna-se de suma importância”, diz o deputado em sua solicitação.
No pedido, Max também requer informações sobre as ações que a companhia tem feito para poder prevenir acidentes como o afogamento ocorrido recentemente. “O recente incidente que resultou no afogamento de um jovem na bacia de contenção do Sol Nascente suscita preocupações acerca da integridade estrutural, segurança operacional e acessibilidade das bacias de contenção de águas pluviais”, diz Max.
O distrital ainda ressalta que em tempos de “crescentes inquietações concernentes à justiça socioambiental” é preciso acompanhar esses tipos de empreendimentos, principalmente quando eles são construídos em regiões mais vulneráveis. “A requisição de informações pertinentes à manutenção, segurança e estratégias de gestão dessas estruturas é fundamental para a preservação da vida, do meio ambiente e do espaço urbano”, assinala Max.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Aberto credenciamento para Programa Farmácia Popular
- Caged registra criação de 132,7 mil postos de trabalho em outubro
- Nosso Natal vai levar roda-gigante e patinação no gelo para a Esplanada a partir de 1º de dezembro
- Deputados reagem a relatório da PF sobre tentativa de golpe de Estado
- Lula: ‘Qual a explicação para taxa de juros estar do jeito que está hoje?’