Ir para o conteúdo
Casa Saúde Rede pública do DF é pioneira na aplicação de medicamento para proteger bebês contra bronquiolite
Saúde

Rede pública do DF é pioneira na aplicação de medicamento para proteger bebês contra bronquiolite

Compartilhar
Compartilhar

Público-alvo do Nirsevimabe são bebês recém-nascidos prematuros, com 32 a 36 semanas

O Governo do Distrito Federal (GDF) dá um passo importante para a proteção da saúde de bebês prematuros: a capital do Brasil é a primeira unidade da federação a aplicar o Nirsevimabe na rede pública de saúde. O medicamento adquirido pela Secretaria de Saúde (SES-DF) é um anticorpo de ação prolongada que protege bebês contra infecções graves causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), principal responsável por casos de bronquiolite e pneumonia nos primeiros meses de vida.

Nirsevimabe é um anticorpo de ação prolongada que protege contra infecções graves causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), principal responsável por bronquiolite e pneumonia em bebês | Fotos: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

A pequena Ana Ísis, nascida com 36 semanas, foi a primeira bebê da rede pública a tomar o medicamento. Nesta quinta-feira (17), ao lado da mãe Raimunda Ribeiro, 38 anos, ela recebeu o Nirsevimabe no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Ana Ísis integra o público-alvo do medicamento: recém-nascidos prematuros, com idade gestacional entre 32 semanas e 36 semanas e 6 dias, nascidos a partir de 1º de outubro de 2024 – faixa etária que integra o período de maior circulação do VSR no Distrito Federal em 2025.

“O Nirsevimabe representa um avanço enorme na proteção da primeira infância. Essa ação reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com a prevenção, o cuidado e a inovação na saúde pública, especialmente para os nossos pequenos mais vulneráveis”, afirmou o secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior.

A aplicação do medicamento é feita antes do pico da sazonalidade das infecções respiratórias em bebês, como medida preventiva para reduzir complicações e internações – o que tem impacto direto na ocupação de leitos de UTI neonatal. A distribuição está sendo realizada para as 11 maternidades da rede pública, de forma proporcional à estimativa de nascimentos prematuros.

Todo o processo seguirá um protocolo rigoroso e humanizado da SES-DF, elaborado em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). A capacitação dos profissionais da rede – médicos, enfermeiros e farmacêuticos – já foi iniciada.

Aprovado pela Anvisa em outubro de 2023 e incorporado ao SUS em fevereiro deste ano, o Nirsevimabe é um anticorpo pronto, que oferece proteção imediata sem necessidade de ativação do sistema imunológico, sendo especialmente eficaz para prematuros e crianças com menos de dois anos com comorbidades.

“É importante destacar que o Palivizumabe continuará sendo utilizado para os grupos de risco já estabelecidos, como crianças com cardiopatias congênitas e displasias pulmonares. O Nirsevimabe vem ampliar a estratégia de proteção, de forma complementar e integrada ao protocolo vigente”, explicou a médica pediatra e gestora da SES-DF, Julliana Macêdo.

A pequena Ana Ísis, nascida com 36 semanas, foi a primeira bebê da rede pública do Distrito Federal a tomar o medicamento, nesta quinta-feira (17), no Hmib

Com essa iniciativa pioneira, o Distrito Federal assume o protagonismo nacional no enfrentamento das síndromes respiratórias graves em crianças, priorizando a vida desde os primeiros dias.

Protocolo de aplicação – SES-DF

Palivisumabe: Bebês prematuros com idade gestacional até 32 semanas.

Nirsevimabe: Bebês prematuros entre 32 semanas e 36 semanas e 6 dias, nascidos a partir de 1º de outubro de 2024.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Bolsonaro está acordado e conversando, diz equipe médica

O ex-presidente está internado desde sábado (12/4) no Hospital DFStar, onde passou...

Jair Bolsonaro passa por nova cirurgia em Brasília

O ex-presidente do Brasil já realizou cinco procedimentos cirúrgicos na região do...

Sem cirurgia, Bolsonaro segue estável no RN

Bolsonaro tem quadro estável e pode ser transferido após internação no RN...

Bolsonaro tem quadro estável e não precisará de nova cirurgia

Por meio das redes sociais, o ex-presidente Bolsonaro declarou que segue internado,...