Qual a credibilidade da Transparência Internacional para atacar o TSE e defender Dallagnol? Nenhuma. Entenda por que
ONG que costuma frequentar manchetes do Jornal Nacional foi aliada do deputado cassado na ruína econômica e institucional provocada pela Lava Jato
Qual a credibilidade da Transparência Internacional para atacar o TSE e defender Dallagnol? Nenhuma. Entenda por que · Ouvir artigo
0:00
-9:36
A Transparência Internacional-Brasil se manifestou nesta quinta-feira em defesa de Deltan Dallagnol e fez ataque ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, por unanimidade (7 a 0), indeferiu o registro da candidatura do ex-procurador da república a deputado federal.
Com isso, Dallagnol perdeu o mandato, já que, para o TSE, a lei da Ficha Limpa proíbe a candidatura de procurador que, como ele, tenha deixado a carreira do Ministério Público com pendências disciplinares.
Para o relator Benedito Gonçalves, o que Dallagnol fez foi fraude: pediu exoneração para não ser punido e, com isso, preservar o direito de ocupar uma cadeira no Congresso Nacional, o que parecia ser seu projeto pessoal pelo menos desde 2018, quando enviou mensagem para si mesmo no Telegram, em que refletia sobre a conveniência de se candidatar ao Senado.
A Transparência Internacional, por meio de uma sequência de postagens no Twitter, classificou o voto do relator Benedito Gonçalves, aprovado pelos demais seis ministros, como uma “alteração casuística do entendimento jurisprudencial”, o que pode ser entendido como ofensa no meio jurídico.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604 / (61) 9 9173-4336.