Ir para o conteúdo
Casa Brasil ONS recomenda retorno do horário de verão devido ao risco de colapso energético
Brasil

ONS recomenda retorno do horário de verão devido ao risco de colapso energético

Compartilhar
Compartilhar

A retomada do horário de verão deve ser discutida pelas autoridades devido ao pico de consumo de energia entre 18h e 19h, momento em que as fontes de energia solar perdem eficiência e há sobrecarga do sistema

O governo brasileiro discute a possibilidade de retomar o horário de verão em 2025, devido ao risco de um colapso energético. Durante uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, na última quarta-feira (14/5), o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Márcio Rea, recomendou o retorno do horário de verão. A medida, abolida em 2019, visa aproveitar a luz natural e reduzir o consumo de energia elétrica em alguns horários.

A retomada do horário de verão — que durou 90 anos — deve-se ao pico no consumo de energia entre 18h e 19h. Segundo a ONS, órgão responsável por controlar a operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica, esse é o horário em que as fontes de energia solar perdem eficiência. 

Márcio Rea disse que o Brasil enfrenta um período de seca e os últimos meses apresentaram uma redução na precipitação, o que é motivo de preocupação por parte das autoridades. 

Os reservatórios, especialmente na região Sul, são uma grande fonte de preocupação. A ONS propôs ações adicionais para lidar com isso, como a ativação de centrais térmicas e a antecipação do fornecimento de algumas termoelétricas.

O diretor-geral da ONS também disse que o retorno do horário de verão é uma decisão política. Passa pelo Ministério de Minas e Energia e por fim, chega até o presidente Lula. A discussão do retorno da medida foi reacendida ainda ano passado, após o Brasil sofrer com a maior estiagem em 70 anos. 

Além disso, outro item que corrobora para o retorno da medida é o cancelamento do leilão de reserva de capacidade, que estava previsto para junho. O leilão é imprescindível para o contrato de disponibilidade de termelétricas para geração de energia a partir de setembro deste ano. Caso não seja retomado pelo governo, o risco de blecautes por pico de carga no sistema aumentará a cada ano. 

O horário de verão, suspenso desde 2019, foi criado em 1931 pelo então presidente da República, Getúlio Vargas. O primeiro durou seis meses e tinha como intuito aproveitar o tesouro público e a economia natural da luz artificial.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Uniões entre mulheres desafiam queda geral nos casamentos no Brasil

Dados do IBGE mostram queda no número total de matrimônios civis em...

Maio Laranja: Brasil lidera em riscos on-line nos abusos sexuais na infância

Campanha nacional expõe dados sobre abusos sexuais virtuais e físicos e reforça...

Bolívia decide hoje o futuro de líder do PCC; veja detalhes da prisão

Autoridades do país vizinho vão bater o martelo se Marcos Roberto de...

CBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

O edital que anuncia o pleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)...