Ir para o conteúdo
Casa Brasil Quem é Tuta, considerado sucessor de Marcola no PCC e preso pela PF na Bolívia
Brasil

Quem é Tuta, considerado sucessor de Marcola no PCC e preso pela PF na Bolívia

Compartilhar
Compartilhar

Marcos Roberto de Almeida estava na Lista de Difusão Vermelha da Interpol e foi preso após apresentar um documento falso na cidade de Santa Cruz de la Sierra.

Polícia Federal, em colaboração com agentes da Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen (FELCC), da Bolívia, prendeu na sexta-feira (16/5) um brasileiro conhecido como o membro mais importante em liberdade do PCC (Primeiro Comando da Capital) e possível sucessor de Marcola na liderança da facção.

Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, estava na Lista de Difusão Vermelha da Interpol, “o que motivou a intensificação dos esforços para sua localização e captura”, informou a PF, em nota.

Ele foi preso após apresentar um documento falso na cidade de Santa Cruz de la Sierra.

“A prisão do Tuta é extremamente importante para o Brasil porque ele é um dos criminosos mais perigosos e procurados do país. É um golpe importante no PCC devido à posição de liderança que ele ocupa. Resta saber se vão conseguir trazê-lo para o Brasil porque há interesse de resgatá-lo”, diz Rafael Alcadipani, professor da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.

“Outro ponto é, se uma vez no Brasil, ele vai falar tudo o que ele sabe. Porque ele sabe muito. Sobre envolvimento de policiais e autoridades com o crime. Isso seria muito importante para desarticular os tentáculos da facção.”

Para Alcadipani, a prisão de Tuta não deve ter grande influência sobre a operação do PCC já que a estrutura da facção é formada de várias camadas para impedir um impacto no dia a dia das ações criminosas.

A PF afirma que Tuta “foi identificado como um dos principais articuladores de um esquema internacional de lavagem de dinheiro.”

A polícia diz que ele foi recentemente condenado por associação criminosa e lavagem de capitais, com pena superior a 12 anos de reclusão.

“O indivíduo permanece sob custódia das autoridades bolivianas, aguardando os procedimentos legais que poderão resultar em sua expulsão ou extradição ao Brasil.”

Bandeira com logotipo da Polícia Federal
Ação contou com apoio de autoridades da Bolívia

O promotor Lincoln Gakiya, do Ministério Publico do Estado de São Paulo, disse em 2023 que o grupo chegou a enviar ao exterior cerca de R$ 1,2 bilhão.

A organização do PCC produz até uma espécie de censo para quantificar não apenas os membros de suas fileiras, mas também de siglas rivais e se esforça para repeti-lo a cada 15 dias.

“Se você tem alguém que vai para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD ou castigo), ele é transferido de prisão e fica em isolamento. Isso vai impactar nas atividades da facção naquela unidade durante algum tempo até repor essa pessoa. O que consegui identificar é que há pelo menos a intencionalidade de uma periodicidade quinzenal”, diz a pesquisadora Camila Nunes Dias.

Uma pesquisa DataFolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2024, mostrou que 14% dos brasileiros dizem sofrer com a presença de facções criminosas ou milícias em suas vizinhanças. Em capitais, esse percentual chega a 20%.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Uniões entre mulheres desafiam queda geral nos casamentos no Brasil

Dados do IBGE mostram queda no número total de matrimônios civis em...

Maio Laranja: Brasil lidera em riscos on-line nos abusos sexuais na infância

Campanha nacional expõe dados sobre abusos sexuais virtuais e físicos e reforça...

Bolívia decide hoje o futuro de líder do PCC; veja detalhes da prisão

Autoridades do país vizinho vão bater o martelo se Marcos Roberto de...

CBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

O edital que anuncia o pleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)...