youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

PF vê elo entre inquéritos da trama golpista, ‘Abin paralela’ e fake news e estende investigações

By  |  0 Comments

A Polícia Federal pretende finalizar o inquérito do golpe até agosto e o das fake news até o final do ano

Polícia Federal e Mauro Cid com Jair Bolsonaro
Polícia Federal e Mauro Cid com Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação/PF | REUTERS/Adriano Machado)

A Polícia Federal (PF) vai, segundo o jornal O Globo, adiar a conclusão do inquérito sobre a trama golpista após descobertas sobre a “Abin paralela”. Inicialmente previsto para ser encerrado em julho, o inquérito agora deve ser finalizado até agosto, devido a novas revelações feitas durante as investigações. Outro inquérito de grande relevância, o das fake news, está previsto para ser concluído até o final de 2024, após mais de cinco anos tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro do STF Alexandre de Moraes, relator dos três casos na Corte, autorizou na última semana o compartilhamento das provas do inquérito sobre o esquema de espionagem ilegal com as investigações da trama golpista e das fake news. Segundo o relatório da PF, há uma tese central que conecta essas três apurações: o governo Bolsonaro teria se utilizado da máquina do Estado, incluindo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Receita Federal, para obter “vantagens indevidas de ordem política e econômica”.

“Abin paralela”

No caso da “Abin paralela”, a PF identificou conversas entre dois servidores cedidos à Abin discutindo uma possível intervenção das Forças Armadas logo após o segundo turno das eleições de 2022. Esses diálogos reforçam a “premissa investigativa”, referindo-se à possibilidade de invocação do artigo 142 como justificativa para um golpe de Estado.

“Dizem que ele [Bolsonaro] vai amanhã… de repente invoca de lá”, comentou um policial federal que atuou na Abin. Para a PF, essas falas indicam “no mínimo potencial conhecimento do planejamento das ações que culminaram na construção da minuta do decreto de intervenção”.

Outro diálogo revela a frustração dos envolvidos com a falta de ação de Jair Bolsonaro (PL) após sua derrota para o presidente Lula (PT). “O nosso PR imbrochável já assinou a porra do decreto?”, questiona um deles, recebendo como resposta: “Assinou nada. Tá foda essa espera, se é que vai ter alguma coisa”.

Inquérito das fake news

Novos elementos surgidos a partir do caso da Abin também impactaram o inquérito das fake news, instaurado em março de 2019 pelo ministro Dias Toffoli e depois designado a Moraes. Inicialmente, a apuração tratava de notícias fraudulentas e ameaças contra ministros do Supremo e seus familiares.

Conforme o relatório da PF, a estrutura montada na Abin fornecia munição para influenciadores digitais disseminarem fake news, visando “descredibilizar” o sistema eleitoral e produzir dossiês contra adversários do governo Bolsonaro, incluindo ministros do STF, parlamentares e jornalistas. Os investigadores descobriram mensagens em que servidores cedidos à Abin discutiam “alimentar” pessoas que postavam nas redes sociais tudo que recebiam.

“Segue o perfil do maluco que eu estou alimentando… mas usa uma conta fake, não segue com a sua não… tudo que eu estou passando ele publica… acabou de publicar mais uma”, relata um dos servidores.

Com essas descobertas, a PF continua a investigar as ramificações dos supostos esquemas e suas implicações, com a expectativa de concluir o inquérito sobre a trama golpista em agosto e o das fake news até o final de 2024.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia

    Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia

    Evento reúne atividades de formação e apresentações culturais a partir das 9h Com o objetivo de promover a arte, cultura e o empreendedorismo na periferia, o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) realiza neste sábado (5), o Festival A Renda Delas, que pretende valorizar o protagonismo feminino de mulheres da Ceilândia e Sol…


  • Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

    Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

    Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas: Pix parcelado O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o…


  • Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF

    Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF

    Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o início do ano, período marcado por férias e feriados, o que impacta a regularidade das doações. A rede da Secretaria de Saúde (SES-DF) tem como meta a coleta de dois mil litros de leite por mês. Entre janeiro e fevereiro,…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *