youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Em meio a queimadas no Brasil, Lula fará chamado pelo clima na ONU

By  |  0 Comments

Em meio às queimadas no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá levar para a agenda em Nova York, na próxima semana, uma sequência de pronunciamentos em defesa de medidas para conter o avanço das mudanças climáticas.

Além do discurso de abertura na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), no dia 24/9, Lula participará da Cúpula do Futuro (que estabelece objetivos e compromissos para os 193 Estados-membros da ONU), no dia 22/9, e da reunião ministerial de chanceleres do G20, no dia 25/9.

Esses discursos deverão seguir a agenda que o Brasil propôs para o G20 em 2024 — ano da presidência brasileira no fórum — incluindo combate à fome, transição energética e reforma dos mecanismos de governança global, como o Conselho de Segurança da ONU.

“O que a gente tem visto no Brasil tem uma relação muito grande com os eventos climáticos extremos, ou seja, uma seca excepcional que está, de certa maneira, relacionada a essas transformações que têm acontecido”, disse o secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Itamaraty, embaixador Carlos Márcio Cozendey.

“Nesse sentido, acho que é o contrário, você vai levar para o cenário internacional e dizer: ‘É preciso atuar rapidamente, é preciso agir, porque vejam só o que está acontecendo no Brasil’”, prosseguiu o embaixador.

A ideia é pedir um esforço por cooperação global. Para reforçar a mensagem, Lula estará acompanhado, entre outros ministros, da titular do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva. O presidente chega nos EUA no sábado (21/9) e embarca de volta a Brasília na quarta-feira seguinte (25/9).

O Brasil registrou, nas últimas semanas, um incremento significativo no número de incêndios florestais. Conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados mais de 184 mil focos no país. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 104%.

Dados do Inpe ainda dão conta que, somente neste mês, foram registrados mais de 57 mil focos de incêndio no Brasil. O maior número vem do estado do Mato Grosso (14 mil), que é seguindo pelo Pará (12 mil) e Tocantins (4,7 mil).

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • O PT NÃO PODE SER AVESTRUZ

    O PT NÃO PODE SER AVESTRUZ

    O episódio desta semana, quando o governador Ibaneis fez um duro ataque ao Presidente Lula por uma suposta fala dele, que não existiu, é mais uma demonstração de que precisamos ter um governador de esquerda no Distrito Federal a partir de 2027. Especialmente com a reeleição de Lula. Ibaneis fez um ataque gratuito e irresponsável…

  • Lula assina acordo e encerra disputa de 40 anos em Alcântara

    Lula assina acordo e encerra disputa de 40 anos em Alcântara

    O governo federal assinou, nesta quinta-feira (19), um termo de conciliação com as comunidades quilombolas do município de Alcântara, no Maranhão, encerrando uma disputa de 40 anos pela área no entorno do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), da Força Aérea Brasileira (FAB). Em cerimônia na cidade maranhense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

  • Acima da média nacional, DF registra entrada de 6,2 mil estrangeiros em julho

    Acima da média nacional, DF registra entrada de 6,2 mil estrangeiros em julho

    O Distrito Federal (DF) ficou acima da média nacional, em julho, no crescimento do turismo internacional. A capital registrou uma entrada de 6.241 estrangeiros, contra 5.047 no mesmo período de 2023. O trabalho desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para recepcionar e orientar os visitantes de fora do país aliado às pesquisas internacionais que…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *