
Em meio a queimadas no Brasil, Lula fará chamado pelo clima na ONU
Em meio às queimadas no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá levar para a agenda em Nova York, na próxima semana, uma sequência de pronunciamentos em defesa de medidas para conter o avanço das mudanças climáticas.
Além do discurso de abertura na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), no dia 24/9, Lula participará da Cúpula do Futuro (que estabelece objetivos e compromissos para os 193 Estados-membros da ONU), no dia 22/9, e da reunião ministerial de chanceleres do G20, no dia 25/9.
Esses discursos deverão seguir a agenda que o Brasil propôs para o G20 em 2024 — ano da presidência brasileira no fórum — incluindo combate à fome, transição energética e reforma dos mecanismos de governança global, como o Conselho de Segurança da ONU.
“O que a gente tem visto no Brasil tem uma relação muito grande com os eventos climáticos extremos, ou seja, uma seca excepcional que está, de certa maneira, relacionada a essas transformações que têm acontecido”, disse o secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Itamaraty, embaixador Carlos Márcio Cozendey.
“Nesse sentido, acho que é o contrário, você vai levar para o cenário internacional e dizer: ‘É preciso atuar rapidamente, é preciso agir, porque vejam só o que está acontecendo no Brasil’”, prosseguiu o embaixador.
A ideia é pedir um esforço por cooperação global. Para reforçar a mensagem, Lula estará acompanhado, entre outros ministros, da titular do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva. O presidente chega nos EUA no sábado (21/9) e embarca de volta a Brasília na quarta-feira seguinte (25/9).
O Brasil registrou, nas últimas semanas, um incremento significativo no número de incêndios florestais. Conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados mais de 184 mil focos no país. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 104%.
Dados do Inpe ainda dão conta que, somente neste mês, foram registrados mais de 57 mil focos de incêndio no Brasil. O maior número vem do estado do Mato Grosso (14 mil), que é seguindo pelo Pará (12 mil) e Tocantins (4,7 mil).
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Distrital Max Maciel diz que decisão do BRB de comprar o banco Master precisa passar pelo plenário da CLDF
O deputado distrital Max Maciel (Psol) disse, em entrevista ao TaguaCei, nesta semana, que a decisão do Banco de Brasília (BRB) de comprar o banco Master precisa ser avaliada também pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). De acordo com Max, pelo fato do BRB ser um banco público, cabe aos distritais, representantes…
-
‘Nunca teve tanto dinheiro para a saúde como tem hoje no DF, portanto, está faltando uma gestão eficiente’, pontua Chico Vigilante
Em entrevista ao TaguaCei, direto do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Chico Vigilante (PT), comentou a respeito dos serviços públicos de saúde do Distrito Federal e afirmou que, se a condição desses serviços está precária, o motivo não é a falta de recurso financeiro, mas, sim, a falta de…
-
‘O Brasil do Lula é bem melhor’, diz deputado Alencar Santana
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) fez diversos elogios à forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conduzido seu governo. O deputado, que falou com o TaguaCei, nesta semana direto da Câmara dos Deputados, ressaltou que o modelo de gestão adotado pelo governo Lula já tem surtido efeitos positivos em todos…