youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

País é vítima de “terrorismo climático”, diz Marina Silva

By  |  0 Comments

ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, advertiu, ontem, que o Brasil tem aproximadamente 5 milhões de quilômetros quadrados — cerca de 60% do território nacional — ameaçados de pegar fogo por ação criminosa, cenário que pode ser agravado pela maior estiagem da história recente do país. Ela observou que a situação atual é de “terrorismo climático”, na qual “as pessoas estão usando a mudança do clima para agravar o problema”.

“Isso é um crime contra o interesse público, contra a finança pública, que, com certeza, deve ter uma pena agravada. Estamos vivendo uma seca severa em todo o território nacional. Qualquer incêndio que está sendo feito contrário à lei caracteriza crime”, enfatizou, em entrevista ao programa Bom dia, ministra, transmitido pelo Canal Gov.

Para Marina, as penas para incêndios criminosos — que variam de dois a quatro anos de reclusão — são brandas e, muitas vezes, comutadas em penas alternativas. Ela criticou o relaxamento das punições, mesmo diante de crimes contra o meio ambiente, a saúde pública, o patrimônio e a economia.

Segundo a ministra, a Polícia Federal (PF) abriu 52 inquéritos para investigar as queimadas. “Com o trabalho de inteligência, a gente consegue pegar, inclusive, quem são os articuladores, os mandantes, para além daquele que você viu ateando fogo”, explicou.

Ela enfatizou a importância de se coibir a ação criminosa ao relatar um episódio em Rondônia, onde brigadistas foram “recebidos à bala” enquanto atendiam a um pedido de socorro do povo indígena Suruí. Marina acrescentou que foi necessário recorrer à Força Nacional para proteger a equipe que combatia o incêndio.

“Os brigadistas dos indígenas também tinham sido violentamente expulsos da área deles próprios à bala”, denunciou.

Marina enfatizou que o combate ao fogo deve ser uma ação conjunta entre os diferentes níveis de governo. “O fogo não é estadual, não é municipal. A determinação do presidente Lula é de trabalho conjunto. Ainda que a responsabilidade do governo federal seja sobre terras indígenas, unidades de conservação e áreas que ainda não foram destinadas, estamos trabalhando, inclusive, em áreas privadas”, apontou.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Operadoras dizem que atualização do X permitiu acesso à plataforma

    Operadoras dizem que atualização do X permitiu acesso à plataforma

    A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) informou nesta quarta-feira (18) que uma atualização operacional realizada pela rede social X permite que usuários de internet passem a acessar a plataforma.  A rede está suspensa desde o início deste mês por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. No entanto, na…

  • Seca, calor, fogo e fumaça afetam saúde dos brasilienses

    Seca, calor, fogo e fumaça afetam saúde dos brasilienses

    Em alerta laranja por conta das altas temperaturas e da baixa umidade do ar, o Distrito Federal completa hoje 149 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de precipitações para os próximos sete dias. Nos últimos dias, as temperaturas estão acima da média prevista para o mês, que…

  • Consulta pública para elaboração do Plano de Uso e Ocupação do Eixão do Lazer está aberta até o dia 27

    Consulta pública para elaboração do Plano de Uso e Ocupação do Eixão do Lazer está aberta até o dia 27

    O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) abriu nesta quarta-feira (18) a consulta pública, com questões relevantes para a elaboração do Plano de Uso e Ocupação do Eixão do Lazer. O prazo para a participação popular vai até o dia 27 de outubro. O objetivo é ouvir a população do Distrito Federal ,…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *