Putin diz que não virá à cúpula do G20 no Brasil
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, nesta sexta-feira (18/10), que não participará da cúpula do G20 que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 18 e 19 de novembro.
A negativa do presidente russo ocorre quatro dias depois de o procurador-geral da Ucrânia solicitar às autoridades brasileiras que cumprissem o mandado de prisão contra Putin expedido pelo Tribunal Penal Internacional em março de 2023.
“Minha possível visita prejudicaria o trabalho do G20. Vamos descobrir quem apresentará a Rússia”, afirmou Putin nesta sexta durante sessão de perguntas e respostas na Rússia.
O presidente disse, ainda, que não reconhece o Tribunal Penal Internacional e que um acordo com o Brasil poderia ser assinado para “contornar o veredito”, uma vez que esses “vereditos são fáceis de ignorar”.
Putin também destacou as “boas relações com o Brasil”.
Durante a coletiva de imprensa, o presidente russo afirmou que as tropas estão preparadas para continuar lutando até conquistar a vitória na contra Ucrânia. Putin destacou que “quer paz duradoura” e acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de usar o país para entrar em uma guerra contra a Rússia.
A proposta de paz apresentada em maio pelo Brasil e pela China foi considerada por Putin “equilibrada” e uma boa base para encontrar solução para o conflito.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, rejeitou a proposta de paz brasileira. De acordo com Zelensky, a proposta só atendia aos interesses de Moscou.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Resultado das eleições definirá política externa dos Estados Unidos
Os reflexos da eleição que definirá, nesta terça-feira (5), quem será o futuro presidente dos Estados Unidos (EUA) vão muito além das fronteiras norte-americanas, tamanha influência que a maior potência militar do mundo tem no cenário externo. Especialistas ouvidos pela Agência Brasil avaliam que tal influência não se restringe às atuais áreas de conflito na Europa e…
-
Cena Contemporânea 2024: 25ª edição do festival começa nesta terça (5), no DF
A 25ª edição do Cena Contemporânea – Festival Internacional e Teatro de Brasília começa nesta terça-feira (5), em Brasília. Até o dia 17 de novembro, o teatro, a dança e a música irão ocupar os palcos — e as ruas — do Distrito Federal.💃🏽🎭🎶 São mais de 20 atrações nos seguintes locais: 👉O espetáculo “Deserto”, primeira adaptação brasileira da…
-
PT vai oficializar apoio a Alcolumbre para a presidência do Senado
O Partido dos Trabalhadores (PT) vai apoiar a candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência do Senado Federal. Ele é o favorito na disputa e aliado político do atual presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O anúncio será oficializado na próxima semana. A decisão foi alinhada entre o líder do PT no Senado, Beto Faro (PT-PA), com o…