Erika Kokay participa de ato em apoio à greve dos petroleiros: ‘é uma greve generosa’
Durante participação em um ato em defesa dos petroleiros da estatal Petrobras, que estão em greve há dezenove dias, a deputada federal, Erika Kokay (PT-DF), falou com exclusividade ao TaguaCei. O evento, que aconteceu no Conic e foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF), foi uma forma de apoio aos petroleiros que estão em greve por causa da demissão de 400 funcionários da estatal.
O fato de ser uma mobilização voltada à questões humanas, e não por aumento salarial, como é comum nas greves, a deputada federal chamou a paralisação de “generosa”. No que disse a deputada, ficou claro seu posicionamento de lutar contra a “entrega da soberania nacional para os banqueiros”.
“Nós estamos, portanto, apoiando um movimento, uma greve, em defesa da nação. É me defesa da nossa soberania”, afirmou. A deputada citou como contraposição ao Brasil, o exemplo da Noruega, país que fez das suas reservas um fundo de apoio aos direitos humanos da população.
“Mas o governo [de Jair Bolsonaro] só quer defender os interesses dos banqueiros e, por isso, está querendo entregar a Petrobras em uma bandeja de prata”, salienta a parlamentar.
Resultado
Até o momento, segundo informações da Federação Única dos Petroleiros (FUP), a greve já atinge 121 unidades do Sistema Petrobrás e 64% dos efetivos operacionais da estatal e subsidiárias, em 13 estados do país. Dos cerca de 33 mil trabalhadores nas áreas operacionais, 21 mil estão parados. Os petroleiros informam que se a greve persistir, a população pode sofrer com o desabastecimento de gás de cozinha e combustível. A Petrobras, por sua vez, disse que os estoques da empresa não permitem o desabastecimento.
A Justiça interveio por através da decisão liminar do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, que considerou a greve abusiva e autorizou sanções administrativas aos grevistas, mas os petroleiros afirmam que mesmo após decisão judicial o movimento continuará.
Erika Kokay diz dar todo apoio à greve. O ex-presidente Lula, também, ontem em visita às lideranças do PT no Congresso Nacional, disse que está ao lado dos petroleiros.
“É um escândalo o que está acontecendo neste país. É um escândalo que entra dentro da casa do povo brasileiro, com o aumento do preço do gás, com o aumento da gasolina e, ao mesmo tempo, entra dentro da caso do povo brasileiro, com a fome, com os pratos vazios”, disse Kokay ao comentar sobre o governo Bolsonaro. “Nós temos que reagir a isso.”
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: https: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka