Com o voto favorável de 12 deputados distritais, cinco contrários e duas abstenções, o nome de Cleber Monteiro Fernandes, indicado pelo GDF para ocupar o cargo de diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), foi aprovado pela Câmara Legislativa na sessão ordinária desta terça-feira (18).
Os parlamentares de oposição ao governo, mesmo sem fazer críticas ao novo diretor, que acompanhou a votação no plenário, condenaram o modelo de gestão de saúde pública empreendido pelo instituto, que é responsável pelo Hospital de Base, Hospital de Santa Maria, Hospital Cidade do Sol, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Gabriel Magno (PT), que votou contra, por exemplo, lembrou que este será oitavo presidente do Iges-DF em seis anos. “Não resta dúvida de que o modelo não dá conta. Virou sinônimo de crise da saúde”, afirmou. Fábio Felix (Psol), que também votou não, reforçou: “É contra o modelo, não a pessoa”.
Nesta segunda-feira (17), Cleber Monteiro Fernandes foi sabatinado, por cerca de quatro horas, pela Comissão de Saúde da CLDF. Hoje, a presidente do colegiado, deputada Dayse Amarilio (PSB), disse que é chegado o momento de discutir a volta das unidades de saúde administradas pelo Iges-DF para a SES. Ainda dirigiu críticas ao instituto, a deputada Paula Belmonte (Cidadania), que citou “interferência política”; assim como Chico Vigilante e Ricardo Vale, ambos do PT, que se abstiveram de votar.
Por outro lado, a bancada governista apoiou o diretor do Iges-DF e declarou acreditar em melhorias que serão perceptíveis durante a nova gestão. “Tenho certeza de que o modelo vai dar uma alavancada”, apostou o deputado Wellington Luiz (MDB), presidente da Câmara Legislativa, seguido pelos deputados Pastor Daniel de Castro (PP), Jaqueline Silva (MDB), Rogério Morro da Cruz, Hermeto (MDB) e Pepa (PP).
Com informações da CLDF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Rússia e Ucrânia trocarão 1 mil prisioneiros de guerra de cada lado
Apesar das ausências presidenciais, os dois países prosseguiram em reunião de negociações mediada pela Turquia O primeiro encontro entre Rússia e Ucrânia, desde a invasão russa da Ucrânia, em 2022, terminou nesta sexta-feira (16/5), em Istambul, Turquia. As negociações diretas não contaram com a presença dos presidentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky. Apesar das ausências, os dois países…
COP30 anuncia Janja como enviada especial para o tema “mulheres”
Os chamados “enviados especiais” da COP30 são responsáveis por interlocução com setores da sociedade civil A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em novembro, na capital paraense Belém, divulgou alguns de seus “enviados especiais”. São pessoas que ficam responsáveis por engajar setores da sociedade, ou populações de uma região…
Contrariando Lula, senador do PT assina CPMI do INSS
O Correio apurou no início desta semana sobre um grupo do PT favorável em assinar o documento. Fato foi confirmado com a assinatura do senador Fabiano Contarato (PT-ES). O senador Fabiano Contarato (PT-ES), integrante da bancada petista no Senado Federal, foi o primeiro representante do partido a assinar o requerimento que solicita a criação da Comissão…
Deixe um comentário