youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Indicação de Cleber Fernandes ao Iges-DF é aprovada em meio a críticas ao modelo de gestão

By  |  0 Comments

Com o voto favorável de 12 deputados distritais, cinco contrários e duas abstenções, o nome de Cleber Monteiro Fernandes, indicado pelo GDF para ocupar o cargo de diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), foi aprovado pela Câmara Legislativa na sessão ordinária desta terça-feira (18).

Os parlamentares de oposição ao governo, mesmo sem fazer críticas ao novo diretor, que acompanhou a votação no plenário, condenaram o modelo de gestão de saúde pública empreendido pelo instituto, que é responsável pelo Hospital de Base, Hospital de Santa Maria, Hospital Cidade do Sol, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Gabriel Magno (PT), que votou contra, por exemplo, lembrou que este será oitavo presidente do Iges-DF em seis anos. “Não resta dúvida de que o modelo não dá conta. Virou sinônimo de crise da saúde”, afirmou. Fábio Felix (Psol), que também votou não, reforçou: “É contra o modelo, não a pessoa”.

Nesta segunda-feira (17), Cleber Monteiro Fernandes foi sabatinado, por cerca de quatro horas, pela Comissão de Saúde da CLDF. Hoje, a presidente do colegiado, deputada Dayse Amarilio (PSB), disse que é chegado o momento de discutir a volta das unidades de saúde administradas pelo Iges-DF para a SES. Ainda dirigiu críticas ao instituto, a deputada Paula Belmonte (Cidadania), que citou “interferência política”; assim como Chico Vigilante e Ricardo Vale, ambos do PT, que se abstiveram de votar.

Por outro lado, a bancada governista apoiou o diretor do Iges-DF e declarou acreditar em melhorias que serão perceptíveis durante a nova gestão. “Tenho certeza de que o modelo vai dar uma alavancada”, apostou o deputado Wellington Luiz (MDB), presidente da Câmara Legislativa, seguido pelos deputados Pastor Daniel de Castro (PP), Jaqueline Silva (MDB), Rogério Morro da Cruz, Hermeto (MDB) e Pepa (PP).

Com informações da CLDF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Novo salário de militares sai a partir de abril; veja os números

    Novo salário de militares sai a partir de abril; veja os números

    Medida provisória permite o reajuste de 9% nos soldos das Forças Armadas – Exército, Aeronáutica e Marinha. O aumento será concedido de forma escalonada Militares de alta patente, como almirante de esquadra, general de Exército e tenente-brigadeiro, que atualmente recebem R$ 13.471, terão seus soldos reajustados para R$ 14.077 em abril de 2024. Em janeiro…

  • Guia do Brasileirão 2025: tudo que você precisa saber sobre o torneio

    Guia do Brasileirão 2025: tudo que você precisa saber sobre o torneio

    Série A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado e vai até a semana do Natal, com novidades na 23ª temporada consecutiva no sistema de pontos corridos Com Marcos Paulo Lima — Campeonato Brasileiro por pontos corridos é como novela. No início, a audiência dá de ombros para os primeiros capítulos, mas todos se rendem aos últimos…

  • Barroso alerta contra indulgência com 8/1: “Nós fomos da indignação à pena”

    Barroso alerta contra indulgência com 8/1: “Nós fomos da indignação à pena”

    Presidente do STF diz que brasileiros passaram “da indignação à pena” — ao falar do caso da extremista Débora Rodrigues — e frisa que, sem punição aos golpistas, “na próxima eleição, alguém pode pregar a derrubada do governo eleito” e a invasão de prédios públicos O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso,…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *