O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes completa 25 anos neste domingo (18). A data foi criada por meio de uma lei federal em 1973 e exige ações de prevenção e combate sejam feitas em todo país.
Em 2022, a campanha teve a adição do Maio Laranja, mês dedicado à conscientização e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Segundo a Fundação Abrinq, em 2024, o número de notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes chegou a 57 mil em todo país — quase o dobro dos cerca de 29 mil registrados em 2020.
🔍Segundo especialistas, o termo “sobrevivente” é mais adequado do que “vítima”, quando se fala em violência sexual. A palavra evita o sentido negativo e foca na superação do trauma, não no ato cometido.
Uma sobrevivente de abuso sexual infantil, que prefere não se identificar, relata a violência sofrida antes dos 7 anos. Ela conta que, apenas ao chegar à adolescência, teve consciência do ocorrido e que sofreu com problemas emocionais.
Como o abusador era da família, ela não o denunciou à época. Só ao se tornar adulta, a jovem relatou o caso aos pais.
“Eu fui abusada enquanto dormia, na casa de um familiar. Não sabia como lidar com aquilo, só passei a evitar ele e dormir lá. Eu tinha medo de estragar a família dele, então lidei com tudo sozinha. Agora, tenho o hábito de observar as crianças ao meu redor, em busca de algum sinal. Foi muito ruim ter lidado só, sem entender nada sobre”, diz a jovem.
Como denunciar casos de abuso?
Em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual de alguma criança ou adolescente, é possível pedir ajuda pelos seguintes canais:
- Polícia Militar: número 190,em casos urgentes;
- SAMU: número 192 para emergências médicas;
- Atendimento direto do Centro 18 de Maio: pelo WhatsApp (61) 98314-0636
- Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca): disque 125
- Em casos de crimes virtuais: plataforma destinada a denúncia de sites com conteúdo sexual infantil
Além do atendimento por telefone, o Centro de Atendimento 18 de Maio também recebe crianças e adolescentes, entre 3 a 17 anos, que foram vítimas ou testemunhas de violência sexual.
O centro realiza todo atendimento inicial necessário para a vítima. Se houver necessidade de acolhimento por falta de moradia, o centro encaminha a criança ou adolescente para o Conselho Tutelar que vai levá-lo a um abrigo.
👉 Veja aqui mais informações aqui.
Como saber se é abuso?
A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) explica que:
- Violência sexual équalquer ato sem consentimento
- Abuso sexual é o usodo corpo de uma criança e adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual
- Exploração sexual é o uso sexual de crianças e adolescente com a intenção de lucro ou troca, financeiro ou de qualquer outra espécie
Sinais de alerta
O psicólogo clínico Marlon Santana lista sinais que podem indicar que a criança ou o adolescente está sofrendo abuso sexual:
- Criança antes falante tende a ficar calada
- Vergonha do próprio corpo
- Evita tocar em assuntos específicos ou sobre alguém em específico
- Fica mais introspectiva
- Muda comportamento de forma repentina
- Fala, desenhos ou comportamento passam a ser sexualizados
- Interesse precoce por relacionamentos sérios
🔎 O psicólogo diz que os sinais variam conforme a idade e criação da criança. Segundo ele, a melhor maneira de proteção é trabalhar com informação.
“O abusador usa de pressão psicológica. Se a criança souber que existe acolhimento, caso haja um abuso, ela sabe que pode contar para o pai e para a mãe, porque eles vão acreditar nela. Muitas vezes, a criança só entende que é abuso quando chega na fase adulta porque ela se sente incomodada” , diz o especialista.
Com informações do G1-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio
A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de maio do Bolsa Família. Recebem nesta segunda-feira (19) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. Ao todo cerca de 20,4 milhões de famílias receberão o benefício neste mês. Os beneficiários de alguns municípios de sete estados recebem o pagamento nesta segunda,…
Edital para Festival Porão do Rock 2025 abre 60 vagas para trabalho de ambulantes
Ambulantes interessados em trabalhar no Festival Porão do Rock 2025, que nos dias 23 e 24 de maio, deverão fazer cadastro junto à Secretaria Executiva das Cidades nesta segunda-feira (19). O edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (16) informa que serão 40 vagas para barracas, sendo 25 que ficarão posicionadas na SRPN Qd.901 da…
Dia Mundial da Diversidade Cultural vai agitar a Praça dos Três Poderes
Na próxima quarta-feira (21), a Praça dos Três Poderes será palco para a celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural, numa iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Instituto Integra Mais Um. Gratuito e aberto ao público, o evento reunirá grandes nomes da…
Deixe um comentário