Ir para o conteúdo
Casa Sociedade Termina hoje o prazo para regularizar título de eleitor
Sociedade

Termina hoje o prazo para regularizar título de eleitor

Compartilhar
Compartilhar

Termina hoje (19/5) o prazo para a regularização do título de eleitor junto à Justiça Eleitoral. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até sexta-feira (16/5) mais de 5 milhões de pessoas constavam na lista de eleitoras e eleitores faltosos, que podem ter os títulos cancelados caso não regularizem a situação dentro do prazo. Confira aqui o passo a passo. 

Por que meu título pode ser cancelado?

O cancelamento pode ocorrer quando o eleitor não votou nem justificou a falta por três turnos eleitorais consecutivos. Para conferir se você está quite com a justiça eleitoral, é possível consultar no site do TSE, na página inicial, em “Serviços – Autoatendimento online”. A consulta é gratuita. 

O que eu preciso fazer para regularizar o meu título?

Para a regularização da situação eleitoral, é necessário realizar o pagamento de multa. A boa notícia é que esta é a única etapa para a regularização. No entanto, passado o prazo, o procedimento é mais complexo. 

Onde eu acesso para regularizar o meu título?

No site do TSE e no aplicativo do e-Título é possível fazer o acesso remoto (pelo celular ou computador em qualquer lugar que você esteja) ou presencialmente em cartório eleitoral, portando os seguintes documentos:

  • documento oficial com foto (obrigatório)
  • título eleitoral ou e-Título
  • comprovantes de votação
  • comprovantes de justificativas eleitorais
  • comprovantes de dispensa do recolhimento das multas

O pagamento pode ser feito por PIX?

No site do TSE e no aplicativo e-Título o pagamento pode ser por boleto, PIX ou cartão.

Após o pagamento, quanto tempo leva para o débito ser quitado?

Feito o pagamento da multa, o registro da quitação de débito acontece automaticamente após a compensação bancária. Pessoas que declarem impossibilidade de pagamento junto à Justiça Eleitoral podem ser dispensadas da multa.

Há exceções?

Sim. O cancelamento, por sua vez, não abarca os eleitores facultativos faltosos, tais como menores de 18 anos, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas não alfabetizadas, além de pessoas com deficiência que comprovem dificuldade impeditiva para votar. 

O que acontece se meu título for cancelado?

Caso seu título seja cancelado, você será impedido/a de votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, concorrer em eleições e praticar quaisquer atos que exijam a quitação eleitoral. 

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio

    Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio

    A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de maio do Bolsa Família. Recebem nesta segunda-feira (19) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. Ao todo cerca de 20,4 milhões de famílias receberão o benefício neste mês. Os beneficiários de alguns municípios de sete estados recebem o pagamento nesta segunda,…

  • Edital para Festival Porão do Rock 2025 abre 60 vagas para trabalho de ambulantes

    Edital para Festival Porão do Rock 2025 abre 60 vagas para trabalho de ambulantes

    Ambulantes interessados em trabalhar no Festival Porão do Rock 2025, que nos dias 23 e 24 de maio, deverão fazer cadastro junto à Secretaria Executiva das Cidades nesta segunda-feira (19). O edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (16) informa que serão 40 vagas para barracas, sendo 25 que ficarão posicionadas na SRPN Qd.901 da…

  • Dia Mundial da Diversidade Cultural vai agitar a Praça dos Três Poderes

    Dia Mundial da Diversidade Cultural vai agitar a Praça dos Três Poderes

    Na próxima quarta-feira (21), a Praça dos Três Poderes será palco para a celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural, numa iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Instituto Integra Mais Um. Gratuito e aberto ao público, o evento reunirá grandes nomes da…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Espaço na Asa Norte acolhe e oferece cursos a mulheres e crianças vítimas de violência

Mulheres e crianças vítimas de violência no Distrito Federal têm um espaço...

Dia Nacional de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes: veja como denunciar casos de violência

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças...

No primeiro dia de atendimento, 474 mil pessoas contestaram desconto

Balanço divulgado nesta quarta-feira (14) pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),...

Brasília abre temporada de festas juninas em maio

Mesmo antes de junho chegar, o clima de arraial já toma conta...