youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

DF poderá ter carteira estudantil digital

By  |  0 Comments

Os estudantes do Distrito Federal poderão contar em breve com a possiblidade de usarem uma carteira estudantil digital. É o que prevê o projeto de lei nº 1.001/2020, do deputado Roosevelt Vilela (PSB), aprovado, em primeiro turno, na tarde desta terça-feira (18), em sessão extraordinária remota da Câmara Legislativa. O texto ainda tem que passar por uma segunda votação, prevista para esta quarta-feira (19).

O projeto altera a legislação que instituiu a meia-entrada para os estudantes das escolas públicas e particulares. Pela proposta, a lei passará a considerar a opção de emissão de carteiras estudantis tanto físicas como digitais. A emissão, segundo o projeto, poderá ser feita pelo GDF, por meio de “parceria com entidades públicas ou privadas, vedada qualquer cobrança para emissão das carteiras de identidade estudantil”.

Segundo o autor do projeto, a opção digital já foi objeto da Medida Provisória 895/19 do governo federal, que acabou não virando Lei. “A evolução dos conhecimentos de informática e a vertiginosa facilitação que a digitalização traz ao serviço público, além da economicidade ao usuário do serviço, nos força a compreender que a carteira digital é um caminho natural e exigível. Ademais, não podemos olvidar que o país ainda atravessa período de crise econômica, e que os estudantes compõem um dos segmentos que mais sofre com a referida crise”, justificou.

Projeto cria sistema de bibliotecas escolares

A Câmara aprovou ainda, em primeiro turno, o PL 473/2019, do deputado João Cardoso (Avante), que institui o Sistema de Bibliotecas Escolares no DF. A proposta pretende integrar as bibliotecas da rede pública de ensino e demais órgãos da secretaria de Educação. O projeto define como biblioteca escolar “coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura”. Segundo o autor, as bibliotecas são indispensáveis para a formação do indivíduo e o acesso aos estudantes deve ser facilitado.

Com informações da CLDF

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *