youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Hospital de Base promove passeio de pacientes psiquiátricos ao Nosso Natal, na Esplanada

By  |  0 Comments

Objetivo é proporcionar, na tarde desta quinta (19), momentos de alegria e descontração e contribuir para uma futura ressocialização

Alguns pacientes internados na ala psiquiátrica do Hospital de Base (HBDF) receberão, na tarde desta quinta-feira (19), um presente especial: um passeio guiado ao evento Nosso Natal, montado na Esplanada dos Ministérios. A ação é uma iniciativa da gerência do Hospital de Base e do Núcleo de Humanização e Experiência do Paciente, com o apoio da Chefia-Executiva de Políticas Sociais do GDF.

De acordo com a chefe do Núcleo de Humanização, Letícia Ângelo, o objetivo dessa ação é oferecer um Natal especial para os pacientes da ala psiquiátrica. “Pretendemos proporcionar para eles boas lembranças, boas memórias fora do ambiente hospitalar para que eles consigam ter momentos de alegria e descontração”, conta. Ainda de acordo com Letícia, os pacientes vão usufruir das atrações e vai ser oferecido um kit lanche para que eles possam se alimentar durante o passeio.

Acompanhados por profissionais do Hospital de Base, pacientes psiquiátricos vão conhecer a estrutura do Nosso Natal | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A ação será entre 16h e 18h30, quando dois transportes irão buscar os pacientes na unidade e levá-los até a estrutura do Nosso Natal, campanha de celebração idealizada pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha. A equipe médica pré-selecionou 12 pacientes com condições de realizar o passeio. “Como somos uma unidade clínica, temos alguns internados que precisam de cuidados permanentes e não podemos montar uma estrutura para levá-los. Por isso, a necessidade da seleção”, explica o chefe do Serviço de Psiquiatria do HBDF, Sérgio Cabral Filho.

“Ações como essa contribuem significativamente para uma recuperação mais rápida, pois renovam o emocional com amor e esperança”

Guilherme Porfírio, superintendente do HBDF

Os familiares dos pacientes foram consultados e a saída foi devidamente autorizada. Alguns aceitaram também o convite para participar do passeio. De acordo com Sérgio, o passeio poderá ajudar os pacientes a se recuperarem mais rápido. “A socialização é fundamental para que isso possa acontecer. No momento que o paciente participa de uma atividade de socialização e encontra outras pessoas, isso traz um impacto muito interessante para a saúde mental dele”, explica.

De acordo com Edinan Oliveira Neto, chefe do Serviço de Enfermagem da Psiquiatria do HBDF, serão 12 profissionais da equipe acompanhando o tempo todo os pacientes. “Pacientes e equipe estão com muita expectativa, pois um passeio destes não acontecia há muitos anos. Desejamos que seja o primeiro de muitos”, comemora Edinan.

Segundo Sérgio Cabral Filho, muitos pacientes internados na ala psiquiátrica do Hospital de Base são de longa permanência. “Alguns pacientes acabam morando na unidade, pois não têm para onde ir e não conseguem cuidar de si mesmos. Esses permanecem no HBDF até que se ache uma vaga em um abrigo”, explica.

Ainda de acordo com ele, para esses pacientes, o passeio é uma ação ainda mais importante. “É mais uma maneira de eles terem contato com a sociedade, porque mostra que são pessoas comuns como todos nós e isso ajuda muito a diminuir preconceito e a psicofobia. Isso ajuda a mostrar que mesmo pacientes internados em uma unidade psiquiátrica podem frequentar ambientes públicos e lúdicos. Como eles estão acompanhados, recebem apoio e ajuda e, tão logo melhorem, vão poder seguir normalmente com suas vidas”, completa Sérgio.

Para o superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio, o atendimento humanizado é um dos pilares do Hospital de Base. “Para oferecer esse tipo de cuidado, é essencial enxergar o ser humano em sua totalidade, considerando os aspectos físicos, sociais e psicológicos. Hoje, estamos proporcionando aos pacientes a oportunidade de vivenciarem um pouco da magia do Natal, transportando-os para além do ambiente hospitalar. Ações como essa contribuem significativamente para uma recuperação mais rápida, pois renovam o emocional com amor e esperança”.

Ainda de acordo com Guilherme, após alguns anos sem realizar atividades externas, o HBDF está retomando muitos projetos que têm como objetivo o bem-estar de todos os pacientes. “Este é o espírito do Natal: espalhar calor humano, reforçar laços e reacender a chama da esperança no coração de cada pessoa”, conclui.

*Com informações do IgesDF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *