Metrô-DF abre licitação para estudos de expansão
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) publicou hoje, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), aviso de licitação para contratação de serviços especializados para a elaboração de estudos de viabilidade para a implantação da Linha 2 do Metrô-DF, que ligaria as regiões administrativas do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios.
As empresas poderão apresentar propostas para a execução de Estudos Preliminares (Funcional e de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA). Tais estudos têm como objetivo estabelecer o traçado do empreendimento; estabelecer a tecnologia do material rodante do empreendimento; explorar alternativas físico-funcionais à implantação desse traçado; selecionar e detalhar a melhor alternativa físico-funcional para o empreendimento.
Além disso, também está no escopo dos estudos analisar a integração com a rede de transporte público de passageiros do Distrito Federal, com base no PDTT/DF e no Plano de Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal – PDTU/DF e analisar analisar a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental da alternativa físico-funcional escolhida para o empreendimento.
Somente após a finalização dos estudos, será possível saber a viabilidade do empreendimento. O recebimento das propostas vai até 25 de fevereiro de 2025. Após o processo de licitação e a assinatura do contrato, a empresa vencedora tem 13 meses para apresentar os resultados dos estudos.
O valor estimado da contratação é sigiloso de acordo com o art. 34 da Lei nº 13.303/2016 e art. 42 do Regulamento Interno de Licitações e Contratos do Metrô-DF.
O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, afirma que o início do processo para a implantação de uma nova linha tem como finalidade estimular o transporte público do Distrito Federal e promover a mobilidade urbana, seguindo as metas estabelecidas no Plano de Governo do Distrito Federal 2023-2026 e as diretrizes do Plano de Desenvolvimento do Transporte sobre Trilhos do Distrito Federal – PDTT/DF.
“A mobilidade urbana é um fator determinante para a qualidade de vida e para o desenvolvimento das cidades. Uma nova linha pode proporcionar significativos ganhos à população dessas Regiões Administrativas, contribuindo para uma cidade mais inclusiva, diversificada e sustentável”, afirma.
Samambaia e Ceilândia
A expansão da Linha 1 está mais adiantada. O processo de licitação para a expansão de Samambaia já foi concluído; o contrato, assinado, e a empresa está elaborando os projetos executivos. O início das obras está previsto para o primeiro bimestre de 2025.
No trecho de Samambaia, a expansão será de 3,6 km, a partir do atual Terminal Samambaia. No trajeto, serão construídas duas estações, nº 35 e nº 36, nas proximidades da UPA e do Centro Olímpico. Também está prevista a construção de uma subestação retificadora e a implantação dos sistemas fixos referentes à expansão. As obras devem beneficiar uma população de 10 mil pessoas.
A expansão de 2,3 quilômetros do trecho Ceilândia aguarda a autorização do TCDF para a republicação do edital licitatório. No percurso, terão duas novas estações, cruzando Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas. As estações serão construídas entre as QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15. Projeta-se o acréscimo de 12 mil passageiros por dia. Serão construídas ainda duas subestações retificadoras de energia.
Com informações da Agência Brasília
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