youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Sindicato caso cobradores sejam demitidos no DF: “Terá resistência”

By  |  0 Comments

“Nós somos totalmente contra a retirada dos cobradores. Como eu falei para o secretário de mobilidade, vai haver resistência do sindicato caso queiram tirar os cobradores. Nós não vamos concordar”, disse o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, João Jesus de Oliveira. Em portaria, publicada nessa quinta-feira (16/5) no Diário Oficial do DF (DODF), a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) determinou que, a partir de 1º de julho, as passagens só poderão ser pagas com cartões ou via Pix.

O rodoviário ressalta que a função do cobrador vai além de simplesmente entregar o troco para o passageiro. “Ele está aí pra poder auxiliar o motorista no trânsito, no embarque e desembarque. E está ali para dar informação para população, ajudar idosos e cadeirante. Hoje, o elevador tem que auxiliar manualmente ali com o aparelho, subir e descer o cadeirante”.

Ele conta que foi divulgado que não há interesse do governo pelo fim dos cobradores. As informações, segundo Oliveira, foram repassadas em uma audiência pública na Câmara Legislativa. Apesar disso, o sindicato aponta que não houve uma conversa direta para debater o assunto.

“Nós precisamos participar dessa discussão. É uma discussão que nos interessa […] Vamos defender o posto de trabalho dos cobradores, sem dúvida nenhuma”, acrescentou João Jesus.

O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves, afirmou, nesSa quinta-feira (16/5), que as mudanças no pagamento de passagens no transporte público de Brasília não vão causar reajuste no preço das tarifas.

“Não teremos acréscimos de tarifas. É uma determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB) manter as tarifas nos níveis em que estão”.

Nos 45 dias que antecederem a mudança, as concessionárias deverão iniciar uma ampla divulgação da nova forma de pagamento. “A partir de 1º de julho vamos eliminar o pagamento em dinheiro em algumas linhas e vamos aumentando gradativamente”, disse o secretário. “Até o final do ano, com adesão de 100% do usuário do transporte e entendimento da facilidade, vamos implementar em todo o sistema”.

Em relação aos cobradores, o secretário afirmou que não há risco de demissão por causa do novo sistema. “O cobrador vai continuar dentro do ônibus nessa transição, e, no momento em que a linha já estiver toda mudada, o cobrador poderá ser um agente de recarga ou venda dos cartões dentro das concessionárias, que será uma medida a ser implementada pelo BRB”.

Tipos de pagamento aceitos

A portaria indicando o fim do dinheiro nos coletivos foi publicada na edição dessa quinta-feira (16/5) do DODF.

Segundo a publicação, a partir de julho só serão aceitos os seguintes tipos de pagamento:

  • Cartão Mobilidade
  • Cartão Vale Transporte
  • Cartão de débito e crédito
  • QR Code

O presidente do sindicato indica a relevância do avanço tecnológico e informatização no transporte público, mas ressalta um ponto negativo: “Vai ter muita dificuldade para algumas pessoas que dependem dos ônibus dentro do Distrito Federal. Vai ter essa dificuldade de usar o cartão e não poder pagar. A pessoa pode não ter ali um celular que possa pagar com Pix, ou, às vezes, um cartão”.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *