Ir para o conteúdo
Casa Política Brasil lidera grupo na ONU que discute criação do Estado da Palestina
Política

Brasil lidera grupo na ONU que discute criação do Estado da Palestina

Compartilhar
Compartilhar

País é um defensor histórico da criação do Estado da Palestina. Conferência será realizada em junho

O Brasil foi convidado, juntamente com o Senegal, para copresidir um grupo de trabalho que tem como tema a promoção do respeito ao direito internacional para a implementação do Estado da Palestina. Em nota enviada ao Correio, nesta terça-feira (20/5), o Itamaraty informou que Conferência Internacional para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados será realizada em junho.

“Os oito grupos de trabalho convocados pelas copresidências da Conferência como parte do processo preparatório, assim como a Conferência propriamente dita, são abertos a todos os Estados-membros e a representantes do sistema ONU, incluindo programas, fundos, agências especializadas e comissões regionais, além das instituições de Bretton Woods”, explicou o Itamaraty.

O Brasil é um defensor histórico da criação do Estado da Palestina. Em dezembro de 2010, o país reconheceu o Estado da Palestina nas fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como a capital.

O Brasil também fez campanha a favor da Resolução 67/19, que elevou o status da Palestina a estado observador não membro das Nações Unidas em 2012. “O Brasil tem-se posicionado favoravelmente à entrada da Palestina em organismos multilaterais, havendo apoiado o ingresso da Palestina na UNESCO em 2011, e segue apoiando sua acessão às Nações Unidas, como membro pleno”, diz o Itamaraty.

Os palestinos reivindicam o reconhecimento da Cisjordânia e Faixa de Gaza como Estado, sendo Jerusalém Oriental a capital. Ambas as áreas são ocupadas por Israel.

Veja a nota do Itamaraty na íntegra:

O Brasil foi convidado pela duas copresidências da “Conferência Internacional para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados” (França e Arábia Saudita), juntamente com o Senegal, para copresidir o grupo de trabalho 7 do encontro, que tem como tema a promoção do respeito ao direito internacional para a implementação da solução de dois Estados. 

Os oito grupos de trabalho convocados pelas copresidências da Conferência como parte do processo preparatório, assim como a Conferência propriamente dita, são abertos a todos os Estados-membros e a representantes do sistema ONU, incluindo programas, fundos, agências especializadas e comissões regionais, além das instituições de Bretton Woods. 

Todos os estados-membros da ONU estão sendo consultados simultaneamente pelos oito grupos de trabalho e participarão dos trabalhos de forma voluntária. Não há ainda uma precisão sobre quais países vão participar dos grupos. A Conferência ocorrerá em junho próximo.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lula anuncia programa de crédito para reforma de casas na Marcha dos Prefeitos

Durante discurso na Marcha dos Prefeitos, nesta terça-feira (20/5), Lula ressaltou que,...

Gonet aponta risco e defende que Braga Netto continue preso

Ex-ministro da Defesa está preso desde o ano passado por suspeita de...

Alcolumbre exalta papel dos prefeitos e cobra descentralização do Estado

O discurso ocorreu na manhã desta terça-feira (20/5), na Marcha dos Prefeitos...

Áudio de policial sobre “matar meio mundo” fica fora de julgamento

Ministro do Supremo Tribunal Federal afirmou que material não traz novos fatos...