Ir para o conteúdo
Casa Economia Governo projeta PIB maior em 2025 e inflação na casa de 5%
Economia

Governo projeta PIB maior em 2025 e inflação na casa de 5%

Compartilhar
Compartilhar

Estimativa feita pela equipe econômica em Boletim Macrofiscal considera que queda recente do dólar pode diminuir pressão inflacionária no país

O governo federal trabalha com um crescimento de 2,5% no produto interno bruto (PIB) do país em 2025. A estimativa, publicada pela Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda, é levemente superior à projeção publicada anteriormente, que considerava um avanço de 2,4% no ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (19/5), no Boletim Macrofiscal da SPE. 

De acordo com o documento, a nova estimativa considera um avanço maior da atividade econômica no primeiro trimestre do ano, ao que era projetado anteriormente. Além disso, a produção agropecuária surpreendeu positivamente a equipe econômica. Diante disso, o governo prevê uma expansão de 6,3% para o agro, além de 2,2% para a indústria e de 2% para o setor de serviços. 

Somente no primeiro trimestre do ano, a expectativa é que o PIB cresça 1,6%, com destaque, novamente, para o agronegócio, apesar da desaceleração no mercado de trabalho e de crédito. 

Apesar da previsão de crescimento maior da atividade econômica, a equipe do Ministério da Fazenda ainda considera que há um cenário de incertezas persistente no cenário internacional, mesmo com a suspensão temporária das tarifas de importação pelos Estados Unidos. 

“Dúvidas quanto aos rumos da política comercial continuaram pressionando para baixo a cotação do dólar e para cima os rendimentos de títulos americanos mais longos, ao contrário do esperado em contexto de maior aversão ao risco”, avalia a SPE, no documento. 

Com o enfraquecimento do dólar nos últimos meses, alinhado com a queda nos preços de commodities, a equipe econômica avalia que possa haver uma redução das pressões inflacionárias para os países latino-americanos no curto prazo.

Inflação maior

Apesar da pressão menor sobre a inflação, na avaliação dos economistas, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2025 teve um leve aumento na comparação com o último boletim, de 4,9% para 5%, ainda acima do teto da inflação, que é de 4,5%. 

A revisão, de acordo com a SPE, foi ocasionada por pequenas surpresas nas variações para o índice no último mês de março, além de pequenas alterações nas expectativas para os próximos meses. De acordo com o cenário projetado, a inflação deve arrefecer de maneira mais consistente a partir do mês de setembro. 

Já para 2026, a projeção se manteve relativamente constante, com um leve aumento de 3,5% para 3,6%, dentro do intervalo da meta de inflação. Somente a partir de 2027 o governo espera que a inflação retorne para o centro da meta. 

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Corrigir toda tabela do Imposto de Renda custaria mais de R$ 100 bilhões, diz Ministério da Fazenda

Em projeto enviado ao Congresso Nacional, governo propôs ampliar faixa de isenção...

Exportação de produtos avícolas do Brasil estão suspensas para 17 destinos

Suspensões ocorrem após a confirmação de um caso de gripe aviária em...

Ibama aprova plano de pesquisa da Petrobras na Margem Equatorial

De acordo com o Ibama, a autorização para continuação dos estudos permitirá...

Fraude no INSS: vítimas terão atendimento presencial, garante Waller Jr.

Sem dar uma data precisa, o presidente do INSS afirmou que o...